Até o dia 31 de janeiro, a Barra dos Coqueiros é sede da 5ª Copa R.A. de Futebol de Base – evento esportivo que reúne 18 times de vários estados da Região Nordeste, como Sergipe, Bahia, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Maranhão. Ao todo, cerca de mil atletas de 14 a 20 anos participam da competição, que tem o apoio da Prefeitura Municipal e foi aberta, oficialmente, neste sábado, 21, no Estádio João Cruz.
Verdadeira vitrine para os meninos que sonham um dia se tornar jogador profissional de futebol, o torneio esportivo terá a presença de observadores técnicos, os famosos olheiros, de grandes times do Brasil, como Palmeiras, Cruzeiro e Fortaleza; e está dividida em quatro categorias – Sub14, Sub16, Sub18 e Sub20.
Em sua quinta edição, a copa – que é organizada pela empresa R.A. Eventos Esportivos – já ocorreu nos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba e pela primeira vez em Sergipe. O evento tem como objetivo incentivar os jovens a praticar o futebol, visando a saúde e o bem-estar, além de revelar novos talentos.
Apoio da Prefeitura
“Fazemos competições em vários estados e estamos trazendo pela primeira vez a Copa R.A para Sergipe, graças ao apoio da Prefeitura da Barra dos Coqueiros. Nosso evento sempre tem a presença de cerca de quatro, cinco observadores técnicos para ver se essa molecada tem futuro no futebol. Vai que daqui sai um Neymar, Romário, Bebeto da vida”, reforça o sócio proprietário da R.A, Alisson Pereira.
O proprietário da R.A também agradece a Prefeitura Municipal pela parceria. “Agradecemos o apoio do prefeito (Alberto Macedo), da secretária de Governo (Taline Matias) para a realização desta competição, que tem como missão revelar talentos”, diz.
Um dos organizadores do evento, Maia Matias destaca que a copa em Sergipe só foi possível graças ao apoio dos gestores da Barra dos Coqueiros. “A Prefeitura trouxe esse grande evento para a Barra, que movimenta a cidade. São dez dias de jogos, incluindo partidas decisivas, as semifinais, final. Todo dia tem partida. O pontapé começa neste domingo e termina no dia 31”, informa.
Movimentação da Barra e SE
Além de fomentar o esporte, a competição movimenta a economia da Barra e Sergipe. “Estamos felizes em recepcionar este torneio de base com a participação de várias equipes de outros estados. A Prefeitura tem contribuído bastante para o sucesso desse evento, pois um dos lemas de nossa gestão é incentivar o esporte, que ajuda decisivamente na formação de nossa juventude”, destaca o prefeito Alberto Macedo.
Presidente e técnico Recanto da Barra – time da Barra dos Coqueiros –, Nevirton Santos, sonha com o título da copa dentro de casa. “Queremos muito ser campeões, pois o Recanto da Barra é um sonho que saiu do papel. Somos um time onde reunimos a juventude que se encontrava em vulnerabilidade social, em situação de risco. Dentro do esporte, criamos alternativas melhores de vida para esse público”, declara.
“Essa copa é um importante momento em que os nossos garotos vão poder mostrar o seu talento, mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo com eles. Quem sabe poderão realizar o sonho de se tornar jogador profissional”, ressalta Nevirton.
Presenças
A abertura da 5ª Copa R.A. de Futebol de Base contou com a presença do prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, e dos secretários municipais Taline Matias (Governo) e José Marques (Educação).
Crédito das fotos: Moema Costa