Com a proximidade do Barra Folia - Carnaval 2023, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros, através da secretaria municipal de Saúde, em parceria com as secretarias da Cultura e de Turismo, ofertou nesta terça-feira, 14, na quadra do Colégio João Cruz, um curso de segurança alimentar sobre o aspecto higiênico sanitário. O objetivo é capacitar os ambulantes que precisam do certificado para vender os produtos nos eventos ao longo do ano.
Quem conduziu o curso foi o fiscal sanitário do município, Valcir França, e o diretor da vigilância sanitária municipal, Adelon Costa. Durante a capacitação, os ambulantes aprenderam a produzir e vender os alimentos de forma segura.
Dentre as dicas apresentadas na capacitação está a temperatura ideal para consumo, além do manuseio do alimento; e etc.
“O objetivo da capacitação é promover a educação e a prevenção e saúde a fim de minimizar uma contaminação alimentar. Estaremos fiscalizando o Carnaval, onde nós vamos trabalhar de maneira ostensiva todos os dias, tanto na Praia da Costa, quanto na Atalaia Nova. Em caso de alguma irregularidade, vamos ter que advertir, nesse momento e, posteriormente, pode ser aplicado alguma notificação relacionada ao nosso código sanitário”, destacou o diretor da vigilância sanitária municipal, Adelon Costa.
Aílton Kayo trabalha como churrasqueiro. Ele aprovou a iniciativa. “Esse é um ótimo início que vai estar ajudando várias pessoas com os seus produtos de alimentação. Vou aplicar já no carnaval o conteúdo ensinado”, disse.
Já o vendedor de espetinho, Edelvan gois Marques: “Esse curso é bom para a gente por causa do diploma. Agora vamos poder vender tranquilo e a gente fica protegido".
Certificação
Ao fim do curso, os participantes receberão um certificado tem duração de um ano. Essa é uma exigência da Vigilância Sanitária, para garantir a segurança dos vendedores e, principalmente, dos consumidores, que terão a certeza que estão consumindo um alimento bem cuidado.