Nesta quarta-feira, 8, dezenas de barracoqueirenses foram assistidas pela Prefeitura da Barra dos Coqueiros com ações nas áreas da saúde e assistência social em celebração ao Dia da Mulher.
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma programação especial voltada para a saúde da mulher na Unidade Básica de Saúde (UBS) Geruza Ferreira, no Canal – área de expansão do município.
Ao longo da manhã, o público feminino contou com atendimentos odontológicos, exame citopatológico, aferição de pressão, glicemia, testes rápidos, vacinação, práticas integrativas (recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde).
“O 8 de março é um dia especial para as mulheres, por isso, organizamos esta ação onde estamos ofertando vários atendimentos. Tivemos também a participação de nutricionista para falar sobre alimentação saudável, de um educador físico e das práticas integrativas, além de café da manhã e sorteio de brindes. É uma forma que encontramos de celebrar o dia delas. Elas merecem muito mais do que isso”, relata a enfermeira responsável pela UBS Geruza Ferreira, Fabiana Feitosa.
Assistida pela UBS Geruza, dona Terezinha Pimentel, 77 anos, fez questão de participar da ação. “Eu gosto de vir ao posto, de me cuidar. Aqui as atendentes são todas minhas amigas. Acho que é muito importante comemorar o Dia da Mulher, porque a mulher é a pessoa mais especial que Deus colocou no mundo”, disse.
Estudante de Enfermagem, Vitória Jovita dos Santos, 21 anos, também participou da celebração da UBS. “Estou achando uma experiência muito boa essa ação. Vou aproveitar tudo que está sendo oferecido, a exemplo das práticas integrativas”, afirmou.
Roda de conversa
As celebrações alusivas ao Dia da Mulher também ocorreram no Centro de Referência da Mulher (CRM). No local, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) promoveu a palestra “Empoderamento feminino e violência contra a mulher” para as mulheres atendidas pela instituição.
“Estamos promovendo hoje uma oficina que vem trabalhar a reflexão sobre o Dia da Mulher, abordamos as conquistas que as mulheres já tiveram e a necessidade de fortalecer a luta feminina em relação às dificuldades que a sociedade impõe. Também falamos sobre o empreendedorismo feminino. Esse nosso espaço aqui é uma construção”, explica a coordenadora do Cras, Edenia Ramos.
Mãe de dois filhos, Caroline Santos, 33 anos, esteve presente no CRM e se emocionou ao falar um pouco sobre a sua história de vida. “Gostei muito da roda de conversa, pois estou me identificando bastante com as histórias de minhas colegas. Nem todas as mulheres têm a oportunidade de ter esse espaço de conversa com outras mulheres, de desabafar”, afirmou.