Servidores de diversos setores da administração da Barra dos Coqueiros participaram nesta segunda-feira, 13, de uma oficina promovida pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio em parceria com o Sebrae.
A oficina, que segue até quarta-feira, 15, trará discussões sobre outros dois temas relacionados à capacitação dos servidores em Processos de Licitação. Os temas 'Compre dos Pequenos Negócios', e 'Compras da Agricultura Familiar' serão trabalhados nesta terça e quarta, respectivamente, a partir das 14h, no Auditório da Secretaria de Educação.
As oficinas visam fornecer aos servidores conhecimentos sobre as formas mais eficientes de abrir licitações, buscando focar nas reais necessidades de cada setor, valorizando as especificidades, tendo como base a Lei Federal n.º 4.253/2020, sancionada em 2021. Esta lei substitui a Lei n.º 8666/93 que regulamenta Licitações e contratos e vale a partir de 1º de abril deste ano.
Estas oficinas foram ofertadas pela Prefeitura Municipal da Barra dos Coqueiros em parceria com o Sebrae. A Barra é um dos 10 municípios sergipanos que cumprem os pré-requisitos para receber o Programa Cidade Empreendedora.
O Programa é uma iniciativa do Sebrae que conta com o apoio da prefeitura e reflete o desejo da atual gestão em direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do município, fortalecendo e preparando a Barra para o futuro.
O primeiro dia de oficina tratou sobre o tema ‘Termo de Referência’ e pontuou exemplos do quão importante é a realização de uma licitação transparente, detalhada e que atraia o interesse de fornecedores, especialmente locais, que consigam atender com celeridade as necessidades da administração pública local.
"Se a gente consegue comprar bem, nós conseguimos reduzir desperdícios, então isso vai agregar tanto para a parte de gestão quanto os impostos arrecadados. O principal ponto de referência é saber fazer para a gente ser mais eficiente no momento das compras", ressaltou Davi Santana, Gerente da Secretaria de Indústria e Comércio do município, que participou da oficina.
Sérgio Cintra, Consultor do Sebrae, explica ainda que “o foco do Cidade Empreendedora é fazer com que o dinheiro fique no município e fazer com que o município se fortaleça”. Para Sérgio, isto colaborará para o crescimento sustentável da cidade, dando condições para o município consumir o que é produzido pelo empreendedor local, fazendo os recursos financeiros circularem no próprio município.
Após finalizar as capacitações com os servidores locais, deverão ser realizadas capacitações ainda com os potenciais fornecedores que poderão futuramente participar destas licitações abertas pela Barra dos Coqueiros. Com isso, o empresário local poderá estar ainda mais preparado e apto a fornecer seus produtos e serviços para o município.