Em uma tarde repleta de emoção e homenagens, o Centro de Referência da Pessoa Idosa da Barra dos Coqueiros foi palco nesta quarta-feira, 30, de um evento especial para celebrar o Dia das Mães. A ação, organizada pela Secretaria de Assistência Social, reuniu cerca de 100 pessoas em uma festa marcada por danças, demonstração de ju-jitsu, entrega de presentes e uma belíssima apresentação musical.
A primeira dama e secretária executiva de Assistência Social, Sueli Macedo, destacou a importância de valorizar e reconhecer o papel das mães e dos idosos na sociedade. "O Dia das Mães é uma data muito significativa, pois nos permite expressar nosso carinho e gratidão por essas mulheres guerreiras, que dedicam suas vidas à criação e ao cuidado de seus filhos. É um prazer estar promovendo eventos como esse, pois é um serviço que boa fortalece enquanto mulheres. Ser mãe é uma missão desafiadora que nos é dada por Deus e a gente precisa abraçar", ressaltou.
A coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Edênia Gouveia, enfatizou a relevância de realizar ações que promovam a integração e o fortalecimento dos laços familiares. "Nossa intenção ao realizar essa celebração do Dia das Mães no Centro de Referência da Pessoa Idosa foi proporcionar um momento de encontro e reconhecimento para as mães e idosos. Através de atividades culturais e de convivência, buscamos fortalecer os vínculos afetivos e valorizar a trajetória dessas mulheres. Para essas mulheres, ser mãe é ser tudo. Por isso, essa festividade vai muito além de uma celebração. Esse evento significa o ‘estar juntas’", afirmou Edênia.
Uma das usuárias do Centro de Referência da Pessoa Idosa, Sueli Siqueira, expressou sua gratidão pela realização do evento. "Foi um dia maravilhoso. Aqui, sempre nos sentimos acolhidas e amparadas. Tenho 60 anos, 8 netos e 3 filhos e depois que entrei neste Centro muita coisa mudou em minha vida. Passei por uma separação de 40 anos de casamento, início da menopausa e depressão, mas vindo para cá, minha vida melhorou muito. Conheci novos amigos e as pessoas nos tratam como uma irmandade. Agradeço a Deus por tudo isso", declarou.
O evento, além de proporcionar momentos de descontração e diversão, teve como objetivo principal valorizar as mães e idosos, reconhecendo sua importância e contribuição para a sociedade. A ação realizada no Centro de Referência da Pessoa Idosa da Barra dos Coqueiros reforçou o compromisso da Secretaria de Assistência Social em promover o bem-estar e a qualidade de vida de todos os cidadãos, especialmente aqueles que mais necessitam de apoio e cuidado.
Com essa iniciativa, a Barra dos Coqueiros reafirma seu compromisso com a valorização da família e a promoção do respeito e do afeto entre as gerações, buscando fortalecer os laços comunitários e construir uma sociedade mais solidária e acolhedora.
Para a instrutora de ju-jitsu, Cátia Silene, a Barra dos Coqueiros está vivendo um momento de inúmeros avanços. “A nossa cidade oferece muita atividade e muitos serviços à população. Não são todos os municípios que realizam um trabalho como esse. É preciso que a sociedade conheça e utilize os serviços ofertados pela Prefeitura, pois são diversos, benéficos e realizados com muito cuidado e carinho. Tenho muito a agradecer ao prefeito, Alberto Macedo, pela oportunidade de ensinar uma arte que não tem idade: podem participar crianças, adolescentes, adultos e idosos. Aqui é um município impressionante”.
Dona Zélia Alves, de 83 anos, é uma das alunas assíduas de ju-jitsu, e também esteve presente à celebração em alusão ao Dia das Mães. “Eu amo a Barra dos Coqueiros. É um lugar perfeito para se viver. Aqui, as pessoas são todas amigas e que nos abraçam verdadeiramente. Nesse centro, eu pratico dança, ju-jitsu, e muitas outras coisas”, contou.