Nesta sexta-feira, 24, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria de Assistência Social. realizou mais uma edição do projeto "Assistência Social Mais Perto de Você". Dessa vez, o evento foi voltado para a juventude barracoqueirense, promovendo uma série de oficinas focadas no mercado de trabalho e no ambiente digital.
O intuito da iniciativa foi capacitar jovens, com faixa etária entre 14 a 29 anos, para melhor enfrentarem os desafios profissionais e tecnológicos da atualidade. Entre jovens aprendizes, estudantes e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mais de 100 jovens participaram do evento.
As oficinas oferecidas abordaram dicas para entrevistas de emprego e inserção no mercado de trabalho; nuances do mundo digital e suas oportunidades; elaboração de currículo e panorama de oportunidades; e vocação e habilidades empreendedoras.
Mara Freitas, coordenadora do Programa Inclusão Produtiva, ministrou a oficina sobre entrevistas de emprego e forneceu dicas valiosas para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. "Nós trabalhamos na prática como se comportar durante uma entrevista de emprego. A gente sabe que nossos jovens têm muita dificuldade em elaborar, contextualizar, falar sobre si mesmos”, contou.
“A proposta foi trazer na prática para eles essa experiência, de sentir o friozinho na barriga no momento que a empresa pede que fale um pouco de nós mesmo. Nós demos mais de 12 dicas de perguntas frequentes que costumam acontecer durante uma entrevista de emprego. A oficina foi bem legal, bem proveitosa e eles gostaram muito. A gente espera ter contribuído com o desenvolvimento e o crescimento de nossos jovens aqui na Barra dos Coqueiros", completou.
A oficina "Mundo Digital e suas Oportunidades", conduzida por Eduardo Lucas, profissional em mídias digitais, abordou a importância de criar um perfil bem configurado nas redes sociais, levando em consideração estratégias de conteúdo e marketing. "Aqui, eles aprenderam a criar o perfil deles nas redes sociais, com estratégias de conteúdo e de marketing para eles poderem bem utilizar das mídias digitais e definirem sua persona”, explicou.
Eduardo apresentou um apanhado de estratégias e informações para transformar as contas dos estudantes nas redes sociais em um ambiente profissional, organizado e bem projetado sobre suas imagens. “Dessa forma, eles poderão conseguir fazer daquele perfil um portfólio ou criar um perfil que seja uma porta de entrada para que clientes os encontrem e adquiram seus serviços ou produtos. A aula foi muito legal. Percebi que eles prestaram muita atenção e teve muito rendimento. Para mim, é importantíssimo esse tipo de ação da Prefeitura", comentou Eduardo.
O evento foi amplamente elogiado pelos participantes, que saíram mais confiantes e preparados para os desafios do mercado de trabalho e do ambiente digital. Para Franciele Conceição, de 17 anos, a iniciativa foi extremamente válida. “Eu achei legal porque aprendi a me desenvolver melhor e a falar durante uma entrevista. Antes eu tinha dificuldade em me expressar, mas agora me sinto mais preparada. O evento me animou muito e espero que surjam mais oportunidades de emprego para os jovens, pois começar a vida profissional não está fácil. Saber que a prefeitura tem um setor que recebe currículos e ajuda na busca por vagas é muito importante para nós”, avaliou.