Uma carreta transformada em sala de aula, levando conhecimento e gerando transformação por onde passa. Essa é a ação que a Prefeitura da Barra dos Coqueiros, por meio da Assistência Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está proporcionando para os barracoqueirenses. O lançamento oficial da parceria ocorreu na manhã desta quarta-feira, 23. São cinco carretas transformadas em salas de aula, que oferecem cinco cursos gratuitos nas áreas de soldagem, eletricidade, mecânica de motocicleta, informática e moda praia e lingerie.
As carretas estão instaladas na Praça Ana do Forró, no conjunto Prisco Viana, e atenderão neste momento 172 pessoas que se inscreveram previamente na Secretaria de Assistência Social. As aulas serão realizadas nas próprias unidades móveis, que contam com laboratórios equipados para a prática dos alunos. Ao final dos cursos, os participantes receberão certificados emitidos pelo Senai.
O prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento social e econômico do município. “é muito importante porque a Barra dos Coqueiros precisa cada vez mais ter a mão-de-obra qualificada. Desde que iniciamos nossa gestão, buscamos parcerias, para que além de qualificar a mão-de-obra a gente tivesse a oportunidade de emprego para as pessoas”, disse.
A secretária de Assistência Social, Miraci Lemos, ressaltou que o projeto faz parte das ações da pasta para promover a inclusão produtiva das famílias promovendo a formação profissional aos barracoqueirenses. “Desenvolvimento social só se dá com conhecimento. Então ganha a população, o Senai enquanto espaço de ampliação para a formação e todos nós barracoqueirenses. Queremos oferecer aos nossos assistidos não apenas o atendimento básico, mas também a chance de se qualificarem e gerarem renda”, afirmou.
O representante do Senai, Marcelo Matos, explicou que as carretas são uma estratégia para levar a educação profissional para locais onde não há unidades fixas da instituição em Sergipe. “O Senai apoia essas ações com 18 unidades móveis atendendo os municípios num processo de interiorização. A Barra investiu R$ 183 mil nesta primeira leva de cursos que dá em torno de 172 matrículas e o Senai entrou de forma gratuita com outra rodada de cursos que dá em torno de 188 vagas. Agradeço ao prefeito por todo empenho”, declarou.
Os cursos terão duração de 360 horas cada e serão ministrados por instrutores do Senai. Dos cinco ônibus, quatro já estão na cidade, sendo que o outro deve chegar nos próximos dias após finalizar ações em outro município.
Fotos: Jayme Moraes