Nesta segunda-feira, 16, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros, em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, proporciona um dia de magia e aprendizado para cerca de 2 mil alunos da rede pública municipal de ensino na primeira edição do projeto 'A Escola vai ao Circo'. Este emocionante intercâmbio cultural acontece em parceria com os artistas do Circo Miraculus, que estão sediados nas proximidades do terminal de ônibus da cidade.
Neste dia, as escolas participantes incluem a EMEF Maria Raimunda de Oliveira Rezende, EMEI Profª Delzuita da Costa Dantas Santos, EMEI Profª Maria do Céu Sales de Andrade, EMEF Profª. Marili Moura de Lima, EMEF João Cruz e EM Profª. Ana Thereza. A ação visa mostrar que a educação transcende os limites das salas de aula e busca incorporar a alegria e cultura no processo de aprendizado.
O novo Secretário de Educação, Jorge Hollemberg, ressaltou a importância de integrar cultura e educação. "O projeto tem o objetivo de poder atrelar a educação à questão da cultura, da arte, da diversão e fechar o ciclo, uma culminância de toda semana da criança que foi realizada de forma individual em todas as unidades de ensino na semana passada”, pontuou.
Jorge também explica que houve uma força tarefa envolvendo professores e coordenadores das escolas buscando uma logística segura para os pequenos espectadores. “Teve toda uma logística da Secretaria de Educação, onde nós mobilizamos toda a questão do transporte, toda a questão dos monitores, a guarda municipal, todas as escolas a coordenação está aqui, toda a equipe de apoio, os professores, então nós nos preocupamos em poder trazer os meninos com segurança e retornar com segurança”, explicou.
Para a Professora do 2º ano, Juciede, da Escola Municipal Maria Raimunda, essa iniciativa é uma oportunidade extraordinária para as crianças vivenciarem o mundo mágico do circo. "É um dia diferente para nossas crianças. Tivemos essa ideia de trazer as crianças ao circo para comemorar e eles adoraram“.
Esta iniciativa demonstra o compromisso da administração municipal com uma educação de qualidade e o reconhecimento do valor do aprendizado lúdico.
Fotos: Carluz Lima