A EMEI Francisco Domingos de Moura, na Atalaia Nova, foi reinaugurada nesta segunda-feira, 30, pela Prefeitura da Barra dos Coqueiros. A escola, que atende crianças de 3 a 5 anos na educação infantil, recebeu uma reforma completa, com pintura nova, ar-condicionado em todas as salas, banheiros adaptados e melhorias na acessibilidade.
Além disso, a partir do dia 6 de novembro, a escola vai oferecer o ensino integral para cerca de 46 alunos, em fase piloto. Eles vão ter atividades no turno da manhã e da tarde, como judô, balé, reforço escolar e outras. As atividades vão ser realizadas na própria escola, com o apoio da secretaria de esportes e da secretaria de educação.
O prefeito Alberto Macedo destacou a importância da reforma e do ensino integral para a qualidade da educação na cidade. "Estamos entregando a escola reformada, climatizada e com a infraestrutura necessária para desenvolver as atividades com as crianças. A educação integral é um grande avanço para a nossa cidade, pois vai dar mais oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento, lazer e cidadania para os alunos e para a comunidade", disse.
Os pais dos alunos também comemoraram a reestruturação da escola e o início do ensino integral. Leilde Jamides, mãe de dois filhos matriculados na instituição, disse que achou a reforma muito bonita e que estava ansiosa para que os filhos começassem as atividades. Ela também disse que pretende buscar uma fonte de renda aproveitando o tempo que os filhos vão ficar na escola. "Vai facilitar comigo, nem que seja uma faxina. Vai ajudar", afirmou.
Ana Maria Alves Santos, mãe de uma filha autista, avaliou que a reforma vai atender melhor às necessidades especiais de sua filha. "Como minha filha é autista, com essa reforma, dá para ela usar o banheiro, por exemplo. Fica melhor. Eu já ficava muito tranquila porque conheço muita gente aqui da escola. Procuro ser muito presente na escola", disse.
O secretário de Educação Jorge Rollemberg expressou sua confiança no projeto de educação integral, que considera um grande avanço para a cidade. Já o secretário de Esportes Udilton Junior explicou que sua secretaria será uma parceira fundamental no ensino integral, oferecendo atividades esportivas para as crianças.
A coordenadora da unidade de ensino Edjane Góes de Sá destacou a importância da reforma da escola para atender o ensino integral. "Foi muito importante porque nós precisávamos desse reparo. Foi uma melhoria para que nós pudéssemos oferecer o ensino integral. Isso só nos trouxe benefícios, principalmente para a comunidade da Atalaia Nova", declarou.
Esta é a quarta escola municipal a oferecer o ensino integral em estágio piloto. As outras são as escolas E.M. Profª Gelvânia Moura da Silva, no Canal São Sebastião; E.M. Deoclides José Pereira, no Jatobá; e E.M. Prefeito José Mota Macedo, no Capoã.
Fotos: Carluz Lima