A segurança de todos que transitam pelas vias públicas é uma prioridade inegociável para a Prefeitura da Barra dos Coqueiros. Com essa missão, as Secretarias de Defesa Social e Agricultura deram início a uma série de ações educativas nesta manhã de terça-feira, 31, voltadas para os criadores de cavalos e gado do município.
O foco dessas ações é manter os criadores bem informados e alertas em relação aos seus animais, garantindo que esses não invadam as vias públicas. Isso é vital para a segurança de motoristas, pedestres e, claro, para o próprio bem-estar dos animais.
O pontapé inicial desse programa de conscientização ocorreu em uma propriedade no bairro Luar da Barra. O criador de bovinos Paulo Maia recebeu as equipes da Prefeitura de braços abertos e destacou a importância dessas ações para a comunidade.
O Secretário de Defesa Social, Herbert Pereira, destacou a relevância de manter os animais afastados das vias públicas. "A ideia é conscientizar os criadores de animais de grande porte para que não deixem seus animais soltos nas vias públicas, em praças e nas praias. Tem chegado ocorrências, reclamações justas da população acerca destes problemas e a ideia é promover a segurança dos animais e da população.”
O Secretário de Agricultura, Silvana Anjos, acrescentou que as ações também visam incentivar a adesão à campanha de vacinação contra a febre Aftosa: "A gente vem aqui para lembrar aos criadores sobre a importância da vacinação contra a febre Aftosa que inicia agora no mês de novembro. No decorrer do mês, os criadores poderão procurar a secretaria de agricultura do município para fazer o seu cadastro.”
Primeira etapa com foco na educação
Essa é a primeira etapa desse programa educativo. A Prefeitura da Barra dos Coqueiros está comprometida em primeiro educar a comunidade de criadores. O objetivo é conscientizar sobre a importância de manter os animais em áreas seguras e longe das vias públicas.
A atual gestão acredita que a educação é o caminho mais eficaz para resolver essa questão. No entanto, se, após ações educativas e orientações, os problemas persistirem e os animais continuarem invadindo as vias públicas, medidas mais rigorosas, como a apreensão dos animais e multas, poderão ser realizadas.
Com uma abordagem colaborativa e educativa, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros está empenhada em garantir a segurança nas vias públicas, promovendo um ambiente harmonioso para todos os cidadãos e animais.
Fotos: Carluz Lima