* Foto ilustrativa retirada da internet
Graças à parceria entre a Prefeitura de Barra dos Coqueiros e o Governo do Estado se Sergipe, aproximadamente 50 pacientes barracoqueirenses foram beneficiados com cirurgias de catarata nesta quinta-feira, 23. A ação faz parte do programa Enxerga Sergipe, que visa proporcionar assistência oftalmológica essencial para os cidadãos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir a espera por esses procedimentos.
A catarata ocorre quando há a perda da transparência do cristalino e a visão torna-se opaca, assim como o olho (ou os dois olhos) com a lesão.
Trata-se de uma lesão que evolui ao longo do tempo. Se não for tratada, a opacidade do cristalino aumenta e a visão fica mais afetada até que aconteça cegueira.
Fábio Machado, Secretário Municipal de Saúde, destacou a importância desse esforço conjunto. "É gratificante ver a colaboração entre a Prefeitura e o governo estadual, garantindo acesso às cirurgias de catarata para nossos munícipes. Continuaremos empenhados para fazer o melhor por nossa comunidade", afirmou.
Ada Bezerra, uma das pacientes beneficiadas, expressou sua satisfação com o tratamento recebido. "Estou extremamente grata pelo apoio que a Prefeitura me proporcionou. Meu problema de visão é sério e o atendimento gentil que recebi foi excepcional. Agradeço à equipe da Prefeitura por toda atenção durante o processo".
Essa parceria é fundamental para fornecer cuidados oftalmológicos fundamentais à população, demonstrando um compromisso sólido da administração municipal em oferecer assistência médica de qualidade e humanizada.
Como participar
O paciente que foi diagnosticado com catarata e/ou pterígio por um médico oftalmologista, seja em consulta pública ou privada, deve procurar a Secretaria da Saúde do município com um documento oficial de identificação e comprovante de residência.
A região de saúde irá encaminhar as relações unificadas ao prestador que realiza a triagem dos pacientes através de uma consulta a fim de verificar se esse paciente está apto para a realização do procedimento cirúrgico.
Considerada de baixa complexidade, a cirurgia de catarata ou de pterígio é realizada em poucos minutos, não sendo necessária, assim, a internação do paciente. A alta também é dada logo após o procedimento, sendo preciso apenas seguir as orientações pós-cirúrgicas para uma boa recuperação.
* Foto ilustrativa retirada da internet