Na manhã desta sexta-feira, 24, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros celebrou uma importante conquista ao ser reconhecida pelo Tribunal de Justiça de Sergipe com o Selo "Município Amigo da Mulher". O reconhecimento é fruto dos esforços da administração municipal em implementar políticas efetivas de combate à violência contra as mulheres, que mantém, com recursos próprios, um espaço estratégico para atendimento interdisciplinar psicológico, social e jurídico à população feminina barracoqueirense. A iniciativa tem o propósito não somente de romper com situações de violência doméstica, mas também de fortalecer o empoderamento feminino, pessoal e econômico das mulheres assistidas.
O selo foi outorgado em uma solenidade realizada na Corte, que contou com a apresentação da banda do Corpo de Bombeiros de Sergipe e uma explanação marcante da contadora de histórias, Maria Edlene Santos, de Riachão do Dantas. Maria relatou sua própria história de violência doméstica, marcada por resiliência e superação. Durante a solenidade, o desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, presidente do TJSE, explicou que o selo foi uma iniciativa da Coordenadoria da Mulher. "Essa é uma forma de reconhecimento e agradecimento aos municípios que abraçaram essa campanha de combate à violência contra a mulher. Então, hoje estamos aqui para celebrar esse encontro em benefício da mulher”, disse.
Segundo a juíza Jumara Porto, coordenadora da Mulher do TJSE, a luta para combater a violência doméstica não pode parar. “Ainda temos muito a evoluir, mas também já chegamos longe com esses espaços de acolhimento e cura da mulher vítima de violência. Tanto que eu chamo o Cram de espaço do amor. Acredito que até o final do ano a gente consiga que mais uns cinco municípios implantem o Cram aqui no Estado e seremos modelo no Brasil”, considerou.
Presente à solenidade, o prefeito, Alberto Macedo, pontuou o reconhecimento como motivo de muito orgulho para a administração. "Esse selo representa o nosso compromisso com a segurança e o bem-estar das mulheres de Barra dos Coqueiros. Nosso Centro de Referência da Mulher e toda a Secretaria de Assistência Social estão empenhadas em criar e manter um ambiente que promova a proteção e os direitos das mulheres, oferecendo suporte necessário para que elas se sintam seguras e empoderadas", afirmou.
Edênia Gouveia, coordenadora do Centro de Referência da Mulher da Barra dos Coqueiros, também comentou sobre a importância desse reconhecimento. "O serviço prestado para a comunidade da Barra dos Coqueiros, em especial as mulheres que são vítimas da violência doméstica, está sendo efetivo e o recebimento desse selo é uma prova disso. Nosso objetivo é continuar acolhendo essas mulheres em um espaço especial, oferecendo assistência psicológica, orientação jurídica e todo suporte necessário para que elas se libertem dessa situação de perigo e violação de direitos. Na Barra essas mulheres têm um ambiente onde elas possam se sentir seguras e esperançosas, pois queremos um mundo onde viver sem violência seja uma realidade para todas", defendeu.
O Selo "Município Amigo da Mulher" reconheceu o compromisso da Prefeitura de Barra dos Coqueiros em oferecer apoio e serviços essenciais para mulheres em situação de vulnerabilidade, reforçando a importância de ações que visam à construção de uma sociedade mais igualitária e livre de violência.
Anexos:
Anexo | Tamanho |
---|---|
Selo 'Município Amigo da Mulher'.pdf | 804.21 KB |