A Barra dos Coqueiros garantiu nesta quarta-feira, 27, participação e apoio ao Festival de Caranguejo, uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict), que busca movimentar a economia e o turismo com o fortalecimento de um patrimônio cultural e imaterial do Estado.
O propósito do evento é oferecer, por meio da parceria com bares e restaurantes da capital sergipana, um verdadeiro e saboroso roteiro gastronômico com pratos cuja matéria prima principal será o caranguejo. O evento é uma realização que conta com o apoio de vários órgãos e, neste ano, a Barra dos Coqueiros estará entre os apoiadores.
Em reunião, representantes da Prefeitura de Aracaju apresentaram ao prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, ao secretário executivo, Betinho Macedo, e ao secretário de turismo, Ariston Porto, os principais pontos sobre o Festival, que conta com a execução da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe.
Segundo o secretário de turismo de Aracaju, Jorge Fraga, trata-se de uma iniciativa de extrema importância, tendo em vista que cria demanda turística e fortalece um singular elemento da gastronomia sergipana: o caranguejo. “Captar apoio a eventos é uma das metas da gestão. Por isso, essa reunião hoje. O trabalho não para”, conta.
Na avaliação do prefeito da Barra dos Coqueiros, é uma honra participar e apoiar o evento. “O caranguejo sempre foi muito consumido em nosso Estado e essa culinária atrai muitos turistas. Com certeza, estar ao lado da Prefeitura de Aracaju nessa iniciativa trará bons frutos para a população barracoqueirense”, avalia Alberto.
O secretário de turismo, Ariston Porto, acredita que o festival movimentará todos os cidadãos, especialmente com o apoio da Barra. Para ele, o evento traz o melhor da gastronomia sergipana. Também estiveram presentes à reunião, os assessores técnicos da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Rafael Corona e Gilson dos Santos.
Em anos anteriores, o Festival do Caranguejo realizou uma programação diária vasta, com apresentações culturais e teatrais, passeio ciclístico, promoções, premiação para melhor prato, etc. Para este ano, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo da capital sergipana ainda discute a programação do evento.