Com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade e de ampliar a sensação de segurança na população, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Governo e do Departamento de Tecnologia e Informação (DTI), implantou na cidade um sistema de videomonitoramento. Em atividade desde o início de junho, a ação faz parte do Projeto Barra Mais Segura.
Até o momento, foram instaladas 72 câmeras em prédios públicos municipais e em pontos estratégicos da Barra (como praças, avenidas, escolas e hospital), bem como foram adquiridos drones. O monitoramento das imagens está sob o comando das equipes dos órgãos municipais responsáveis pela execução das políticas públicas relacionadas à segurança: Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Defesa Social, que possuem centrais de monitoramento eletrônico.
“Com o projeto em mãos, criado em parceria com a Secretaria de Governo, fizemos o planejamento, a implantação e a configuração do sistema de videomonitoramento. Nossa equipe do Departamento de Tecnologia fez o levantamento de onde seria interessante colocar as câmeras e, posteriormente, adquirimos os equipamentos por meio de recursos viabilizados pela Prefeitura da Barra”, explica o gerente da DTI, Wilton Santos Júnior. Ele informa que há previsão de expansão do sistema, com a instalação de mais câmeras por pontos estratégicos da cidade.
O sistema de videomonitoramento começou a funcionar no início dos festejos juninos da Barra. “Os eventos na praça do Prisco Viana foram todos monitorados já. A SMTT e a Secretaria de Defesa Social, através do secretário Rubens Feitosa e do superintendente Marcos Felipe, deram total apoio na questão do monitoramento e da fiscalização. Montamos um motorhome onde as equipes dos dois órgãos ficaram em tempo real monitorando”, informa Wilton Júnior.
Barra Mais Segura
Criado pela Secretaria de Governo, o Barra Mais Segura tem como meta garantir a efetiva execução de ações relacionadas à política municipal de segurança pública e de fiscalização de trânsito, de forma inteligente e inovadora, reduzindo, assim, os índices de criminalidade e de violência na cidade. O projeto prevê a aquisição e a implantação de equipamentos, como câmeras e drones, para videomonitoramento de vias públicas e do trânsito. Além disso, numa segunda etapa, serão adquiridos veículos para a fiscalização da faixa litorânea.
"Quando criamos o Projeto Barra Mais Segura, pensamos em ampliar a sensação de segurança e bem-estar da nossa população, como também em garantir mais eficácia e modernização nas ações de segurança pública e patrimonial do nosso Município. Hoje, a tecnologia é uma das principais aliadas dos gestores municipais que querem obter melhores resultados na execução das políticas públicas de sua competência”, explica Taline Matias.
A secretária complementa: “Na área de segurança pública, a utilização de equipamentos, como câmeras capazes de captar imagens de excelente qualidade com a possibilidade de reconhecimento de potenciais criminosos e de reconhecimento das placas de veículos infratores ou mesmo drones na fiscalização de locais de difícil acesso, inibem, sem dúvidas, as condutas delituosas e promovem a redução dos índices de violência. Com esse projeto inovador, queremos fazer da Barra a cidade mais moderna e eficiente quando o assunto é a rede de videomonitoramento de vias públicas de Sergipe".