Com a finalidade de compartilhar e multiplicar boas práticas, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros participou, neste sábado, 30, do 1º Seminário Municipal de Saúde Popular Aberto em Defesa do SUS – com ênfase no desenvolvimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), em Cristinápolis, na Região Sul de Sergipe. O município da Barra é pioneiro nesta ação.
“A equipe da Prefeitura da Barra, juntamente com o Coletivo Florescendo Nise da Silveira, foi convidada para sensibilizar a população e as autoridades municipais para a implantação das práticas integrativas, dos saberes populares em Cristinápolis. A Barra é a única cidade sergipana que tem uma lei municipal, a 992/2020, voltada para as PICS. Por meio desta norma, temos autorização para realizar as práticas junto aos usuários do SUS”, informa Soraya Vejkoslav, coordenadora das Práticas e da Educação Popular, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, conhecidas como PICS, são recursos terapêuticos que visam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
Institucionalizadas através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), as PICS englobam mais de 30 hábitos e saberes naturais, como: Reza, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Arteterapia, Biodança, Meditação, Musicoterapia, Quiropraxia, Reiki, Shantala, Yoga, Aromaterapia, Cromoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia, entre outros.
Horto Florestal
Além de repassar conhecimentos sobre as PICS, a Prefeitura da Barra apresentou ao público presente no Seminário em Cristinápolis o projeto do Horto Agroflorestal, por meio de palestra do secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Aparecido.
Em execução desde 2021, o projeto prevê a produção anual de 100 a 300 mil mudas nativas e da Mata Atlântica, sejam frutíferas, medicinais, leguminosas. A meta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é implantar na Barra um sistema de “pulmão urbano”, focado na preservação ambiental e na produção de gêneros alimentícios orgânicos.
“O projeto do Horto da Barra é um modelo. É uma roupagem fantástica. Talvez, podemos dizer que seja o melhor Horto do Estado. E foi para apresentar nosso projeto à comunidade de Cristinápolis que participamos hoje do Seminário. Fomos multiplicar ideias, pois Cristinápolis já trabalha com a Farmácia Viva, que engloba as Práticas Integrativas. Além do mais, o coletivo da cidade nos apoiou quando apresentamos o projeto do Horto na Câmara de Vereadores da Barra. Então, agora, estamos retribuindo a ajuda”, relata Edson Aparecido.