Mais de mil moradores da Barra dos Coqueiros estão com suas carteiras de identidade em mãos graças ao Ponto de Atendimento do Instituto de Identificação no município, implantado pela Prefeitura em julho deste ano. Desde então, a população não precisa mais ir até outra cidade para obter seu RG.
Em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, o Posto de Atendimento da Barra fica localizado na rua Carlos Gomes, 75, no bairro Baixo. O serviço é fruto de um convênio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Defesa Social – que disponibiliza prédio, funcionários e infraestrutura – com a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE).
“Esta unidade da Barra, com certeza, facilitou a vida dos moradores, que agora não precisam mais pegar condução para ir a capital para tirar o seu documento. Às vezes, o cidadão não tinha sequer dinheiro para pegar um transporte até outra cidade”, afirma a coordenadora do posto de identificação, Gabriella Reis. Ela destaca que: Existe uma procura muito grande. É realmente um serviço essencial, que a população está usufruindo muito mesmo”.
O agente de limpeza Josiel de Jesus Santos, 24 anos, é um dos mil barracoqueirenses beneficiados com a oferta do serviço e aprovou o posto na Barra. “Essa instituição ajudou muito a gente, porque eu teria que ir para Aracaju, enfrentar trânsito (se não existisse a unidade no município). Facilitou muito mesmo a nossa vida”, elogia.
Agendamento online
Com objetivo de aprimorar ainda mais o serviço na Barra, desde agosto, o atendimento ao público é feito via agendamento online no portal Agenda Fácil www.agendafacil.se.gov.br – administrado pelo Governo do Estado. Todas as sextas-feiras, às 17h, são liberados as marcações.
“Somente é liberado dia de sexta. Então, é muito importante o cidadão ficar atento, pois, se entrar em outros dias no portal, não irá conseguir marcar, visto que muito provavelmente já estarão esgotadas as vagas. Em média, se esgotam em meia hora após a liberação do agendamento”, explica Gabriella Reis.
Quem acessa pela primeira vez o Agenda Fácil precisa fazer um cadastro. “Por isso, instruímos as pessoas acessarem antes das 17h da sexta para fazer esse cadastro, informando CPF, e-mail, número do telefone e o nome completo”, informa a coordenadora do posto. Ela explica também como é feito o agendamento.
“Com o cadastro feito, abre a aba da SSP. Aparecerá a página ‘qual serviço você deseja agendar?’, aí o cidadão clicará em ‘SSP - atendimento presencial’ e depois será a aberta a página ‘Onde deseja ser atendido e qual data?’. Nesse momento, caso o cidadão queira mesmo ser atendido no Posto de Identificação da Barra, escolhe a opção ‘SSP – Barra dos Coqueiros’ e, em seguida, o dia e horário”, esclarece a coordenadora.
Atendimento no posto
Gabriella Reis reforça que, caso a pessoa precise da carteira de identidade com urgência – exemplo devido à saúde, viagem a trabalho, estudos ou posse em concurso público – é só apresentar um documento comprobatório do motivo da urgência. Ela reforça também que maiores de 70 anos, pacientes oncológicos e autistas não precisam agendar. É só comparecer no posto que tem atendimento prioritário.
A coordenadora alerta sobre a documentação (original ou cópia) que o cidadão precisa levar no dia do atendimento obrigatoriamente. No posto é feita conferência da certidão de nascimento se a pessoa for solteira; certidão de casamento, se casada; certidão de casamento averbada, se divorciado. Caso queira, também pode levar título de eleitor, carteira de trabalho, habilitação, certificado militar e cartão nacional de saúde para fazer inclusão dos dados na carteira de identidade, que agora segue um novo modelo.
O cidadão precisa também ficar atento ao pagamento de taxa. Se não for a primeira via da carteira de identidade, não tiver Cadastro Único ou o RG não tenha sido roubado, é necessário pagá-la para confecção do documento. Depois disso são coletadas digitais e foto.
Entrega da carteira
Não é necessário fazer agendamento para retirar o documento de identidade no posto. É só ficar acompanhando o site da SSP (www.ssp.se.gov.br), por meio de número de protocolo entregue no dia do atendimento, para checar se documento está liberado. O prazo médio é de 30 a 60 dias para ficar pronto.