Com o propósito dar qualidade de vida aos cidadãos com deficiência da Barra dos Coqueiros, a Prefeitura Municipal – por meio de convênio firmado com o Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) do Governo do Estado – entregou oito cadeiras de rodas (motorizadas, para tetraplégicos e para banho) a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nesta sexta-feira, 14.
Mãe de uma usuária do SUS com hidrocefalia de 31 anos, Dilsa Ferreira foi uma das contempladas hoje. “Essa cadeira vai facilitar muito o meu dia a dia e da minha filha. Chegou numa boa hora. É uma benção”, declara.
Dilsa elogia o trabalho feito pela Prefeitura da Barra. “Estão de parabéns as pessoas envolvidas neste trabalho de entrega das cadeiras para os deficientes, que são pessoas que precisam muito desses equipamentos para se locomover. Minha filha mesmo, às vezes, chorava porque queria passear e não tinha como eu levar, pois ela é pesada. Mas agora tudo ficará mais fácil”, afirma.
Serviço de preposto
A Prefeitura da Barra disponibiliza uma preposta – representante legal do usuário do SUS –, que se responsabiliza por todo o processo de solicitação da cadeira de roda junto ao CER-IV, desde o cadastramento do paciente até a retirada do meio de locomoção.
Os usuários atendidos pelo SUS que precisam de cadeira de rodas devem procurar pessoalmente a preposta da Barra no CER IV, Flávia Oliveira, para dar entrada no processo de solicitação do equipamento de locomoção. Ela também é preposta do município no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) – órgão estadual responsável pela dispensação de medicamentos.
“Quem precisa de cadeira e não deu entrada pode me procurar no anexo da antiga Secretaria Municipal de Saúde (localizada na Rua da Lavanderia, Nº 95, Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, para receber as orientações. Já quem deu entrada, precisa esperar para ser contemplada pelo CER-IV”, explica a preposta.
Flávia Oliveira esclarece que as entregas das cadeiras são feitas aos usuários conforme cronologia dos pedidos e licitação do Governo do Estado, uma vez que não é competência da Prefeitura da Barra. A Administração Municipal faz somente uma intermediação do usuário com o CER-IV
Trabalho multiprofissional
“Esse serviço de preposto existe em muitos municípios aqui de Sergipe. Procuramos sempre deixar um profissional da saúde nestas questões, porque precisamos entender as demandas do Case e do CER-IV”, informa a secretária Executiva Municipal de saúde, Janaina Amarante.
“A entrega dessas cadeiras foi algo único aqui na Barra, porque foi uma luta de pelo menos um ano. Temos usuárias aqui, por exemplo, que estavam esperando a confecção desse equipamento há tempos. Então, é um momento especial para nós”, destaca a secretária Executiva.
A secretária Executiva esclarece que a confecção das cadeiras de rodas leva tempo. “Não é do dia para a noite, pois medimos a pessoa e os seus membros, para que o equipamento fique adequado a sua postura. Depois, passamos para um médico. Então, não pode ser qualquer cadeira de roda”, explica.
Esse processo envolve todo um trabalho multiprofissional que é executado pela Prefeitura da Barra. "Diante desse processo, quando é liberado uma cadeira, é uma vitória, porque são milhares de pessoas vinculadas ao mesmo serviço em Sergipe. É um estado inteiro precisando, esperando por esse meio de locomoção", enfatiza Janaína Amarante.