A Clínica de Saúde da Família Santa Luzia, no Centro, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Gilson Santos, no Loteamento Andorinhas abrirão suas salas de imunização neste sábado, 22, para ofertar à população as vacinas contra poliomelite, covid-19, além da atualização da caderneta vacinal.
A meta é ampliar a meta de imunização contra poliomelite, reforçar a vacinação contra a covid-19 e atualizar a caderneta de vacinação da população. As salas de imunização funcionarão das 8h às 16h. O público-alvo são crianças, adolescentes e idosos.
“O nosso foco ainda é a vacinação contra poliomelite, já que precisamos alcançar a meta e evitar que o vírus volte a circular no Brasil. Porém, também estamos ofertando outras vacinas das demais doenças imunopreveníveis, ou seja, doenças que podem ser evitadas por meio da vacina”, explica.
Para a vacinação, os pais ou responsáveis devem levar a criança até a Clínica de Saúde da Família com o documento com foto da criança e cartão de vacinação. Adultos também devem portar documento de identificação e cartão de vacina.
Vacinação contra poliomelite
O grupo-alvo da campanha de vacinação contra poliomelite é formado por crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário.
As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
(Foto: Marcelo Camargo/EBC)