Visando promover a cultura, a autoestima e a valorização da população negra barracoqueirense, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros realizará a terceira edição do Concurso Beleza Negra Zumbi e Dandara - Saudando “Lélia Gonzáles” no dia 17 de novembro. Iniciativa de Assistência Social, por meio da Centro de Referência de Assistência Social- CRAS, juntamente com o Departamento de Promoção da Igualdade Racial – DEPIR e Secretaria Municipal da Cultura.
Nessa edição, o evento fará uma homenagem a Lélia Gonzáles que foi uma ativista e intelectual negra; denunciou o racismo e o sexismo como formas de violência que subalternizam as mulheres negras.
“Esse concurso é importante também para desconstruirmos os padrões impostos pela sociedade uma vez que muitas pessoas não veem beleza na população negra, afirmado muitas vezes que temos uma beleza exótica. A nossa beleza é natural. Somos lindos e precisamos nos sentirmos no poder e em qualquer lugar em que quisermos estar”, destacou a diretora do Departamento de Igualdade Racial, Aline Regina Conceição.
O evento, que faz parte das comemorações do dia municipal da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é voltado para crianças, adolescentes, mulheres e homens pretas/os e pardas/os e famílias em acompanhamento pelo CRAS e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Para participar do concurso, será necessário fazer inscrição prévia no período de 27/10/2022 até 11/11/2022 das 7h às 13h na sede da Secult, localizada na Rua Flora Reis, 140, Espaço Cultural Mestra Dona Iolanda e no Departamento de Promoção da Igualdade Racial na Avenida Canal, nº 02, (Auditório da Secretaria de Assistência Social), no conjunto Prisco Viana.
“Valorizar a estética negra, desde o cabelo afro até às manifestações artísticas negras, é uma forma de trabalhar a autoestima dos negros e negras e, consequentemente, uma ferramenta de empoderamento do povo negro. Esse concurso tem um papel de grande importância na sociedade”, afirmou o prefeito Alberto Macedo.