A Prefeitura da Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua disponibilizando à população a aplicação da 4ª dose da vacina contra a covid-19. A imunização reforça a proteção contra a doença, evitando casos graves e óbitos, além da formação de novas variantes.
“Em alguns estados, inclusive, aqui em Sergipe, os casos de covid-19 voltaram a crescer e, por isso, é tão importante que as pessoas estejam com o esquema vacinal em dia. Tivemos uma cobertura vacinal excelente com duas primeiras doses, mas ainda precisamos ampliar a vacinação de reforço, principalmente, da 4ª dose. Com a vacina, vamos manter a população protegida, evitar casos graves e impedir o surgimento de novas variantes”, explica a gerente de Vigilância em Saúde, Alane Gomes.
No caso da primeira e segunda dose, a cobertura vacinal na Barra dos Coqueiros foi de 93,7% e 84,2%, respectivamente. Para a 3ª dose, a cobertura foi de 65,2% e, em relação à 4ª dose, apenas 30,96%. Este último índice é considerado baixo e, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde pede que a população busque os pontos de vacinação.
“Todas as nossas unidades estão disponíveis para que a população compareça e tome as doses de reforço. Podem se vacinar com a 4ª dose as pessoas que tenham completado 4 meses da 3ª dose. Quem ainda vai tomar a 3ª dose, deve ter um intervalo de 4 meses a partir da 2ª dose”, detalha Alane Gomes.
As pessoas aptas à vacinação podem procurar qualquer uma das unidades básicas de saúde da Barra dos Coqueiros ou a Clínica de Saúde Santa Luzia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O cidadão deve levar o documento de identificação, cartão de vacinação e o cartão do SUS.
Orientações
Com a volta dos casos em todo o país, a orientação é para que a população volte a utilizar máscaras em ambientes fechados e também evite as aglomerações. A higienização frequenta das mãos, assim como manter o isolamento em casos de síndrome gripal também é essencial. “Em caso de sintomas de síndromes gripais, as pessoas devem fazer o teste para diagnóstico de covid-19 e, se o caso for positivo, manter o isolamento, conforme as recomendações médicas, evitando transmitir o vírus”, finaliza.
(Foto: Moema Costa)