A Barra dos Coqueiros ganhou na manhã desta quarta-feira, 23, 30 árvores nativas da mata atlântica, que irão contribuir com o projeto de arborização da cidade e melhorar a qualidade de vida da população. A ação de plantio das mudas foi feita pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e faz parte das celebrações dos 69 anos de emancipação política do município.
O cultivo das plantas da mata atlântica – das espécies oitizeiro e pau-ferro –ocorreu hoje na rotatória da santa, na entrada da Barra dos Coqueiros. Em média, essas árvores levam de três a quatro anos para se desenvolverem.
No último sábado, 19, a Prefeitura também realizou o plantio de mudas de mata atlântica em outro espaço da Barra dos Coqueiros, no Loteamento Nossa do Carmo. A meta da gestão municipal é plantar por todas as praças da cidade espécies nativas da mata atlântica.
“A Secretaria de Meio Ambiente, com todo o apoio do prefeito Alberto Macedo, está inserindo espécies nativas da mata atlântica em nosso município. Nos últimos dois anos, já introduzimos cerca de 1.800 mudas na cidade. Queremos recuperar a mata atlântica aqui na cidade. É um projeto ousado. Por isso, iremos trabalhar para colocar essa ideia em prática. Vamos criar aqui um corredor ecológico dentro da Barra”, informa o secretário Municipal de Meio Ambiente, Edson Aparecido.
Um corredor ecológico na cidade proporciona uma série de benefícios, conforme explica o secretário de Meio Ambiente. “Eu sempre digo que plantar árvore é plantar vida. Quando começamos a plantar árvore, diminuímos o calor da cidade, diminuímos o aquecimento global. Plantando espécie nativa, atraímos também pássaros”, afirma.