Neste sábado, 17, pelo quinto ano consecutivo, casas de matrizes africanas realizaram, em parceria com a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, o cortejo em louvor a Oxum, Orixá das águas doces, da beleza, do amor universal e da fertilidade. O evento foi uma verdadeira celebração à liberdade religiosa e foi um importante ato de resistência, avigoramento e desmarginalização das religiões de matrizes africanas.
“A importância desse evento para nós, de religiões de matrizes africanas, é a promoção do fortalecimento, da resistência, do respeito e da união. A gente já vem lutando há muito tempo contra o preconceito. Desde 2008, a gente botava nossos atabaques nas costas e saía pelas ruas fazendo esse cortejo, mas hoje em dia é diferente: agora a gente tem uma lei que faz esse evento ser parte do calendário do município e isso tem um significado muito grande para nós”, contou o babalorixá Ronildo de Santana, um dos organizadores do cortejo.
O sábado foi marcado pelos ritmos, cantos e orações que fortalecem a interação entre o mundo dos humanos e o mundo invisível, habitado pelas entidades espirituais responsáveis pela sustentabilidade da vida. Além disso, o cortejo representou um ato de resistência contra a intolerância religiosa, o racismo e a discriminação, que têm acontecido, nas últimas décadas a fatos extremados, como invasão a terreiros, destruição de artefatos, interrupção de festas religiosas e agressão a pessoas.
“Essa é uma iniciativa das casas de matrizes africanas do município, em parceira com a Prefeitura, e trata-se de política pública, que visa fortalecer as comunidades de terreiro para garantir a prevenção à violência contra os seus templos. É uma ação de imensa importância justamente para combater o racismo religioso. É alegria, fé e , acima de tudo, resistência”, considerou a diretora do Departamento de Igualdade Racial, Aline Regina Conceição.
Em celebração ao Orixá das águas doces, o cortejo foi encerrado com a tradicional entrega da cesta às águas do Rio Sergipe, que trouxe em seu interior flores e comidas. O evento contou com apresentações de grupos artísticos barracoqueirenses em frente à Praça de Santa Luzia, que reuniu os participantes em um momento de alegria e contagiou os moradores do Bairro, que se juntaram à festa.