A Barra dos Coqueiros conquistou a nota 9,5 no ranking da Transparência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE). O levantamento faz parte do ciclo anual de fiscalizações nos portais da transparências dos órgãos públicos. Foram avaliados os 75 municípios sergipanos e os resultados foram publicados no Diário Oficial da Corte.
A pesquisa foi realizada pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), por meio da Coordenadoria de Auditoria Operacional (Caop). Foram considerados as informações publicadas nos portais dos órgãos jurisdicionados, a receita, despesa, licitações e contratos e recursos humanos, além de serviços de informação ao cidadão (SIC), ferramentas de acessibilidade, entre outras.
O somatório das pontuações alcançadas no levantamento permitiu que os órgãos fossem classificados em quatro níveis de transparência: elevado, com ao menos 90% dos itens atendidos; satisfatório, entre 70% e 89,9%; deficiente, de 40% a 69,9%; e crítico, 0% a 39,9%.
"Considerando a média dos municípios, podemos dizer que ficamos em primeiro lugar, onde obtivemos uma nota elevada. Essa avaliação é feita para saber se nós, enquanto órgão público, estamos disponibilizando a prestação de contas com a população que acessa o nosso portal", explicou o secretário municipal de Controle Interno, Francisco Júnior.
O prefeito Alberto Macedo destacou que: "Essa nota só reforça que estamos fazendo uma gestão comprometida com a transparência. Ficamos felizes com o resultado e com a certeza de que estamos no caminho certo. Seguimos trabalhando para oferecer um melhor serviço ao povo barracoqueirense", destacou o prefeito Alberto Macedo.