ALERTA: BARRA DOS COQUEIROS SE PREPARA PARA IMPLANTAR A BUSCA ATIVA ESCOLAR

12/02/2019 11:06:00    Fonte: Secom/Barra

Na manhã da segunda-feira (11), a equipe do município de Barra dos Coqueiros se reuniu para abordar o funcionamento do Programa Busca Ativa Escolar, uma plataforma gratuita que ajuda os municípios a combater a exclusão escolar de crianças e adolescentes com idades entre 04 e 17 anos.

Desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM, a Busca Ativa contará com uma equipe municipal composta por uma Coordenadora Operacional, Supervisores Institucionais, Técnicos e Agentes Comunitários.

A reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Educação, onde participaram o secretário Municipal de Controle Interno; a Coordenadora Operacional do Programa; uma representante da Assistência Social, a assistente social do Programa Bolsa Família; o diretor do setor de Tecnologia e Informação; e uma representante da Saúde, uma enfermeira.

Todos os integrantes da equipe passarão pela qualificação sobre o funcionamento do Busca Ativa Escolar na próxima quarta-feira (13), na capital, e posteriormente qualificarão os agentes comunitários, os quais podem ser da Igreja da Comunidade, profissionais da Saúde, Assistentes Sociais, todos aqueles que possam identificar crianças e adolescentes fora da sala de aula.

Para funcionar, o aplicativo será baixado no aparelho telefônico, enviará mensagens (SMS) à Coordenação e toda a rede funcionará integrada para que a proposta do Programa atinja o sucesso. A criança ou adolescente que estiver fora da sala de aula devido à gravidez, trabalho infantil, violência na escola ou qualquer outro motivo, terá a situação encaminhada ao técnico responsável, que visitará essa família, comunicada à Coordenadora do Programa, que junto com a equipe, buscará uma vaga no município para que o estudante retorne à Escola, a sua frequência será acompanhada pelo período de um ano. Caso o perfil exceda a alçada do município,a situação será encaminhada ao Estado.

A NOVA E BELA BARRA DOS COQUEIROS, GOVERNO MUNICIPAL!

Palavras-Chave: Alerta, Busca, Ativa, Educação, Saúde, Assistência, Crianças, Adolescentes

Última atualização: 23/03/2019 04:32