BARRA DOS COQUEIROS APRESENTA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08/03/2019 13:41:00    Fonte: Secom/Barra

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres - CMPPM, em parceria com o Centro de Referência da Mulher - CRM, Departamento de Promoção da Igualdade Racial – DEPIR, e a Secretaria Municipal de Cultura, realizou uma programação especial nesta sexta-feira, 08 de Março, Dia Internacional da Mulher.

A data é referência para todo o mundo, pois diz respeito às operárias que lutaram por melhores condições de trabalho e morreram em Nova York no início do século 20. A luta simboliza para as mulheres de todo o mundo que o respeito, acima de tudo, condições justas de trabalho, moradia digna, segurança e saúde para ela e sua família, são direitos que devem ser assegurados.

Dessa maneira, os órgãos do município responsáveis pela programação convidaram toda a população barracoqueirense, mulheres e homens, para assistir às apresentações e reflexões na Praça Santa Luzia, durante toda a manhã.

O evento foi iniciado com a apresentação artística do grupo das Mangabeiras, sob a responsabilidade do professor Marcos Brás “Erê”, composto por idosas assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, que exatamente nesta data completa 06 anos de existência; na sequência, a enfermeira, Áquila Souza, responsável pela temática “Saúde da Mulher”. A profissional falou sobre a prevenção de doenças, procedimentos que geram qualidade de vida para as mulheres que cuidam regularmente de sua saúde.

O grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Jovem “Ritmos Urbanos” se apresentou; a diretora do DEPIR, Aline Santos, falou sobre a realidade da mulher negra na sociedade, incluindo violências e preconceitos enfrentados; e a coordenadora do CRM, Edênia Gouveia elencou os serviços prestados. A gestora apresentou cada profissional de sua equipe, lembrando que uma mulher vítima de violência pode procurar esse órgão, pois será acolhida. “No CRM, haverá sempre um abraço sincero, um olhar de compreensão para essa mulher”, disse a coordenadora.

“Em briga de marido e mulher, não se mete a colher”, o ditado é antigo e já não faz sentido, pois quem presenciar a violência contra uma mulher pode ligar para denunciar através do 180, daí a situação será de conhecimento da Polícia. A delegada falou sobre os casos de violência contra a mulher. “A vítima pode até retirar a queixa no outro dia, mas garanto que o andamento dali pra frente será diferente, aquele agressor saberá que se ele ameaçar, agredir ou cometer outro tipo de violência, a polícia estará alerta”, informou.

Homenagens – A coordenadora do CRM, Edênia Gouveia, em parceria com toda a equipe que tornou possível a realização do evento, entregou troféus às representantes das mulheres de Barra dos Coqueiros, a exemplo da Delegada de Barra dos Coqueiros, Daniela Garcia; a coordenadora do Grupo As Mangabeiras, Fátima Reis de Moura; a integrante mais idosa do Grupo, a senhora Maria Salvelina Santos Ribeiro, aos 91 anos, brincante desde os 07 anos de idade; e à professora do município há 30 anos, Cremildes Ferreira de Moraes, todas mulheres fortes e guerreiras, que simbolizam a luta da mulher pelo seu lugar na sociedade, no mercado de trabalho e na família.

O evento foi prestigiado por moradores do município de Barra dos Coqueiros; vereadores Municipais; secretários Municipais, como Saúde, Assistência Social, CREAS, CRAS, Assuntos Jurídicos, Turismo, entre outros que se somaram à programação especial do Dia Internacional da Mulher.

A NOVA E BELA BARRA DOS COQUEIROS, GOVERNO MUNICIPAL!

Palavras-Chave: MULHER,CRM,CMPPM, DEPIR, ASSISTÊNCIA SOCIAL, CULTURA, APRESENTAÇÕES, MANGABEIRAS, RITMOS URBANOS, HO

Fotos



Última atualização: 23/03/2019 04:44