Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Barra dos Coqueiros (CMDCA) realizou, na manhã desta quarta-feira, 7, a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na quadra da Escola Municipal João Cruz.
Realizado a cada dois anos, a Conferência Municipal teve como público-alvo estudantes do 5º ao 9º ano, representantes da sociedade civil organizada (associações), dos agentes de proteção do Poder Judiciário e do Executivo Municipal. O evento abordou a temática “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
Na oportunidade, o público presente pode debater as diretrizes para garantia dos direitos do público infanto-juvenil, bem como avaliar propostas que serão transformadas em políticas públicas, considerando o contexto pandêmico e pós-pandêmico da Covid-19.
“A conferência é um espaço democrático para debate, para propostas de políticas públicas voltadas à população infanto-juvenil. É o momento de escutarmos as nossas crianças e adolescentes e, a partir disso, criarmos propostas, ideias de como será a implementação dessas políticas públicas nesses dois anos que virão, na etapa municipal, estadual e nacional”, declarou o presidente do CMDCA, Augusto César Moura.
O evento contou com a palestra magna de Glicia Salmeron – conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). “A 12ª conferência é fruto de todo um trabalho que é realizado a nível municipal, estadual e federal. A nível municipal é fundamental que a Barra dos Coqueiros compreenda a necessidade de prioridade absoluta. O que é prioridade absoluta? É o direito de participação desses meninos e meninas, sobretudo, nesse momento pós-pandemia”, declarou.
“A Conferência é um espaço de escuta, uma oportunidade para debater políticas públicas. É momento da gestão municipal discutir assuntos importantes que tratam sobre os direitos das crianças e adolescentes junto com eles”, reforçou a secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama, Sueli Macedo, que estava presente no evento.
A 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente contou também com a presença da secretária executiva de Governo, Taline Matias; do secretário de Educação, Taline Matias; e da secretária da Assistência Social, Andréa Dórea.