Com a temática central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promove na manhã e tarde desta quinta-feira, 16, a 6ª edição da Conferência Municipal de Saúde, na quadra da Escola João Cruz.
Nesta edição da conferência, estão sendo trabalhados quatro eixos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.
Importante espaço democrático, a Conferência reúne representantes do poder público e da sociedade civil para dialogar sobre políticas públicas dentro do Sistema Único de Saúde – SUS –, através de palestra e roda de conversa.
Com apresentação cultural do samba de coco do grupo Mangabeiras, a abertura da solenidade contou com a presença do prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo. “A Conferência serve para democratizar as ações da Administração Municipal. Tudo o que vocês tiverem para sugerir é nesse espaço. Não estamos aqui apenas para transmitir o que pensamos e sim colher de vocês as necessidades e opiniões da nossa população”, enfatizou.
Secretário Municipal de Saúde, Fábio Machado ressalta que a Conferência é um espaço de discussão de políticas públicas. “Aqui discutimos o controle social do Sistema Único de Saúde na Barra, com a contribuição da população. Isso só vem a ajudar, agregar à gestão”, disse.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde da Barra, Maria Celeste, destaca também que a Conferência é um grande momento para avaliar como está a Saúde do município. “E também garantir propostas para enviar para o Estado e a nível nacional. Corremos atrás de políticas para garantir uma saúde melhor para a população”, reforçou.
Palestra
Coube à coordenadora estadual da Vigilância Epidemiológica, Lavínia Aragão, ministrar a palestra magna da Conferência. “Estou muito feliz de participar dessa Conferência, que é um momento de construção coletiva do SUS, de participação social, de reafirmação da democracia. Essa palestra magna é norteada pela temática central da Conferência Nacional de Saúde, que vai nortear a construção das propostas pelos estados. A ideia aqui é sensibilizar, motivar todos os participantes do segmento, trabalhadores, usuários e gestores”, afirmou Lavínia Aragão.
Delegados
A partir desta conferência, serão eleitos delegados que irão representar a Barra na Conferência Estadual em maio e, posteriormente, a etapa nacional que em 2023 chega à 17ª edição.