Nesta terça-feira, 17, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, promoveu uma ação de extrema importância, na Escola Creuza Gomes, voltada para os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa levou informações essenciais sobre saúde mental, além de ter promovido vacinação, testes rápidos e aferição de glicemia e pressão.
A ação trouxe à tona temas de suma importância, abordando a desmistificação do cuidado à saúde mental, a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a importância da vacinação e da realização de testes rápidos. O foco nos jovens e adultos, que muitas vezes enfrentam a dificuldade de acessar serviços de saúde devido às suas ocupações diárias, ressalta a necessidade de levar essas iniciativas diretamente para a comunidade em horários noturnos.
A iniciativa contou com a coordenação da enfermeira, Jenice Reis, que destacou a importância do Programa Saúde na Escola na promoção da prevenção de doenças dentro do ambiente escolar. Segundo Jenice, a equipe de saúde da família já lida com um índice preocupante de infecções sexualmente transmissíveis na Barra, tornando esse programa fundamental. Ela enfatizou que cada escola tem sua singularidade e que a parceria entre educação e saúde desempenha um papel vital nesse processo.
Saúde Mental
Na ocasião, também foi enfatizada a saúde mental como uma forma de cuidado e prevenção, destacando os serviços disponíveis no município. As palestras ministradas pelas psicólogas, Ana Salim e Shirley Guimarães, tiveram o intuito de promover a conscientização sobre saúde mental e destacar sua natureza multifatorial. Elas ressaltaram que a saúde mental não se restringe ao consultório de psicólogos ou psiquiatras, mas é também influenciada por hábitos saudáveis, por uma rede de apoio sólida e por atividades que deem significado à vida cotidiana.
Durante as palestras, as psicólogas abordaram a diferença entre sofrimento mental e transtorno, enfatizando a importância de identificar quando é necessário buscar ajuda. Elas também destacaram a complexidade da interação entre questões psicológicas e sociais na saúde geral, enfatizando que essa relação é bidirecional.
Além disso, Ana e Shirley utilizaram o exemplo da ansiedade para ilustrar quando é apropriado acender o "sinal de alerta" em relação à saúde mental. Elas explicaram, por exemplo, que a ansiedade é uma reação natural a situações de perigo, mas quando interfere significativamente na vida cotidiana, pode ser um sinal de transtorno mental.
Desmistificação do atendimento psicológico
A iniciativa buscou também desmitificar a saúde mental, tornando-a uma questão de todos. As palestrantes enfatizaram que uma parcela significativa da população enfrentará algum transtorno mental em algum momento da vida e destacaram a importância de não patologizar os problemas, mas sim de fornecer linhas de cuidado adequadas.
A professora de Português e Inglês, Mércia Porto, elogiou as explanações, ressaltando a importância do serviço de psicologia e a valorização do ser humano que ele representa. Ela destacou que a atuação de psicólogos, oferecida pelo município, é um serviço de grande importância. "A Barra dos Coqueiros está de parabéns. Um psicólogo é um serviço caro e é ótimo ver que qualquer um pode contar com isso gratuitamente na Barra. Isso é a valorização do ser humano", afirmou a professora.
A aluna do EJA, Maria José (nome fictício), contou sobre sérios problemas que enfrentou na vida desde a infância e afirmou que o estigma sobre buscar ajuda psicológica não deve existir. Ela fez questão de esclarecer que procurar um psicólogo não significa necessariamente que alguém esteja “doido(a)”, destacando que problemas podem sim serem tratados e amenizados com o auxílio de um profissional qualificado.
"Tem esse preconceito que a gente escuta, né? Quando criança eu fui abusada por meu padrasto, minhas irmãs e irmão também foram. Tentei tirar minha vida cinco vezes, mas hoje, graças ao atendimento psicológico e psiquiátrico do CAPS eu estou viva. Tomo meus remédios para dormir como qualquer outra pessoa toma um remédio para outra coisa. Procurar ajuda não é coisa de ‘doido’, como as pessoas dizem. Eu passei por muitas coisas na vida e entendi que não estou sozinha", desabafou Maria José.
Impacto positivo
O reconhecimento de participantes, sejam eles alunos ou professores, ressalta a importância da disponibilidade de serviços de saúde mental e seu impacto positivo na vida dos cidadãos. A iniciativa em Barra dos Coqueiros demonstra o compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento integral da população.
O evento foi um passo importante na promoção da saúde e do bem-estar dos alunos do EJA. Quem precisa de ajuda psicológica, deve procurar o CAPS Pedro Bispo da Cruz, localizado na Rua N, 119, no Prisco Viana. Telefone: (79) 3025-8160.