A Prefeitura da Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), implantou em outubro de 2022 a estratégia Recomposição da Aprendizagem (reforço escolar) para os alunos matriculados na rede municipal de ensino. Trata-se de uma ação inédita criada pela atual gestão do município, que continuará em 2023.
Em 2022, a Recomposição teve como público-alvo estudantes matriculados no 2º e 5º ano do ensino fundamental e foi colocada em prática após a realização, em agosto do ano passado, do Avalia Barra – exame que faz diagnóstico da aprendizagem dos alunos.
“O reforço escolar surgiu graças à iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, através do secretário José Marques. Sou professora da rede municipal há mais de 30 anos e posso dizer que é um projeto inédito aqui na Barra. Nunca havia acontecido essa questão de reforço”, explica a coordenadora da Recomposição, a professora Aparecida Ferreira.
Níveis de aprendizagem
A partir das informações coletadas no Avalia Barra, foram constatados os níveis de aprendizagem (leitura, escrita e conhecimento de matemática) de cada aluno e selecionados aqueles que estavam com um ritmo mais lento para participar da Recomposição. Ao todo, 51 estudantes participaram da ação – que foi dividida em turmas com duas aulas por semana e ofertou aulas de Português e Matemática.
“Com o resultado da avaliação, os alunos com situação crítica foram contemplados com a Recomposição da Aprendizagem. Nós fomos nas escolas e fizemos uma busca ativa para trazê-los para a nossa ação. Tivemos muita participação e ajuda das coordenações dos colégios para atrair os estudantes”, relata a coordenadora.
Efeitos positivos
A reforço surtiu vários efeitos positivos entre os alunos. “Eu acompanhei alunos do 5º ano que tinham dificuldades de ler e escrever e saíram daqui sabendo. Tivemos vários destaques, vários alunos que queriam aprender. Tivemos um estudante mesmo que nos pediu: ‘tia, eu posso vir todos os dias?’. Isso foi muito tocante para a gente. Ele queria aprender. Esse reforço foi muito importante para o aprendizado dos estudantes. Muitos pais elogiam a ação. Temos muitos responsáveis por alunos que não tinham condições de pagar um reforço escolar”, relata Aparecida Ferreira.
No encerramento da ação, no final de dezembro de 2022, vários pais e alunos deram depoimentos gratificantes. “Eu gostei muito do reforço e quero continuar. Eu aprendi muita coisa. Aprendi a ler”, afirma Wesley Costa, aluno do 5º ano.
Mãe de Wesley, Maria Costa é grata pela criação da ação: “Eu gostaria de agradecer a equipe, professores, pela atenção, cuidado e carinho com o meu filho. Esse reforço chegou em uma boa hora para quem não tem condições de pagar um reforço. Meu filho aprendeu muitas coisas”.
Atividades de 2023
De acordo com o secretário José Marques, a meta da Prefeitura Municipal, por meio da Semed, é ampliar a Recomposição neste ano de 2023 e começar a ação ainda neste primeiro semestre, após a realização do Avalia Barra.
“A Recomposição da Aprendizagem foi criada e posta em prática ao percebemos que, em vários casos, a criança avançava de série e não sabia ler e escrever direito. Diante desta problemática, para nós é muito gratificante ver os resultados da ação em 2022. É a certeza de que a gestão do prefeito Alberto Macedo está no caminho certo”, declara José Marques.