“Não é não também no São João”, “Depois do não tudo é assédio”. Esses são os recados que a Prefeitura da Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, está dando aos forrozeiros nesta sexta-feira e sábado, 9 e 10, durante os shows do Arraiá da Barra 2023.
A campanha da Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência da Mulher (CRM), visa conscientizar a população e diminuir o índice de crimes de importunação sexual, enfatizando o respeito e autonomia das mulheres.
A ação está acontecendo por meio de adesivação e abordagem tanto de homens quanto de mulheres, na entrada da Praça de Eventos Ana do Forró, no Conjunto Prisco Viana.
“Para fazermos o enfrentamento efetivo à violência contra a mulher é necessário o engajamento de todos, principalmente das políticas públicas. Por isso, estamos com a campanha “Não é não também no São João" durantes os festejos para alertar as mulheres dos atos conhecidos como a importunação sexual e lembrar a toda sociedade barracoqueirense e forrozeiros que a festa é para todos”, reforça a coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Edenia Gouveia.
Feliz com anuência dos presentes a campanha, a primeira dama do município e secretária executiva da Assistência Social, Sueli Macedo, parabenizou os forrozeiros. "As pessoas receberam de forma positiva o alerta e muitos fizeram questão de colocar o adesivo. Ficamos muito felizes que todos venham brincar compaz e respeito", diz.
Inserido no Código Penal em 2018, Lei 13.718/18, o crime de importunação sexual prevê pena de um a cinco anos de detenção. “Mulherada já sabe, né? A presença de qualquer ato libidinoso com qualquer mulher sem a sua permissão, como puxar o cabelo, forçar a dança, passar a mão em seu corpo ou beijar sem permissão, é crime. O infrator pode ser preso. Se ligue e faça valer as suas regras”, avisa Edenia.