O Centro de Referência da Mulher (CRM) foi palco nesta terça-feira, 31, de diversas ações alusivas ao encerramento do Outubro Rosa. O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Participaram da ação mulheres do grupo de Convivência do CRM.
Dentre as atividades realizadas, está roda de conversa, bate-papo sobre prevenção do câncer de mama, além de dança. Segundo a coordenadora de políticas públicas da mulher, Mara Farias, o principal desafio é alertar as mulheres sobre o autoexame. "Em 2023, nossa mensagem para o Outubro Rosa é cuide-se, examine suas mamas, faça sua mamografia e busque atendimento médico regularmente. Aqui na Barra percebemos que as mulheres não têm o costume de fazer o exame e o nosso desafio e propor essa reflexão”, relatou.
A secretária executiva de Assistência Social, Sueli Macedo, falou da importância da campanha. “Hoje as mulheres assumem múltiplos papéis e responsabilidades, se dividem entre profissão, estudos, casa, filhos, companheiro, beleza, postura. Além de serem cobradas constantemente pela sociedade. Diante de tantas tarefas, será que sobra um momento para si?. Esse é um momento de conscientização, cuidado e prevenção", relatou.