A Secretaria de Cultura do município de Barra dos Coqueiros realizou nesta terça-feira, 06, na sede do órgão uma Audiência Pública sobre a Lei Paulo Gustavo para debater e colher contribuições dos atores culturais sobre o assunto.
A Lei Paulo Gustavo tem o propósito de fomentar e valorizar os artistas de todo o Brasil por repasse financeiro aos municípios, estados e Distrito Federal. A norma foi pensada para apoiar o setor e socorrer os trabalhadores da cultura que foram atingidos pela pandemia da Covid-19.
“É um momento muito importante para o setor cultural. Essa discussão é uma oportunidade para que juntos possamos ver o que podemos fazer com esse recurso. A partir daí vamos fazer o repasse para os artistas”, destaca a secretária municipal adjunta da Cultura da Barra dos Coqueiros, Pétala Tâmisa.
O evento foi uma oportunidade para debater os desafios enfrentados pelos artistas locais, identificar as demandas do setor cultural e buscar soluções conjuntas para promover o desenvolvimento artístico na Região. "Após um período de pandemia esse projeto de lei foi regulamentado, foi estudado, foi trabalhado na Câmara e ele foi aprovado e agora a gente vai para a parte da execução. É um momento muito importante, pois o recurso chegará nas mãos dos artistas. É muito importante para produção de materiais que desenvolvam sociedade e resgate identidade tanto do município da Barra quanto do estado de Sergipe", destacou o coordenador técnico da Lei Paulo Gustavo da Fundação Aperipê (Funcap), Lucas Santana.
A secretária de cultura, Géssika Anjos, destaque: "a Lei Paulo Gustavo prevê o fomento à produção audiovisual, o apoio às salas de cinema, a cinemas de rua e itinerantes, a realização de capacitações, festivais, mostras e outras ações diretamente ligadas ao setor audiovisual, além de recursos destinados às demais áreas culturais", destacou Géssika.