Nesta segunda-feira, 24, o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, sancionou o Projeto de Lei que cria Auxílio Emergencial de R$ 300 para motoristas de táxis e lotação. A ocasião contou com a presença do superintendente da SMTT, Marcos Fellipe Gomes, da secretária municipal de Finanças, Elizângela Santos de Jesus, e de alguns taxistas da Região. A ajuda de custo durará seis meses e visa compensar as perdas financeiras sofridas pelos taxistas da Barra em razão das mudanças no trânsito causadas pelas obras da ponte Aracaju-Barra.
Segundo Alberto Macedo, a reforma da ponte é uma obra necessária, porém tem causado impactos financeiros significativos aos taxistas locais. “Notamos as dificuldades enfrentadas por esses profissionais. Essa ajuda de custo temporária aos taxistas ativos em nossa cidade é uma medida importante, pois busca garantir que esses trabalhadores possam continuar honrando com o sustento de suas famílias”, pontua.
Para o presidente da Coopertal Barra, Gilvan Rodrigues dos Santos, a iniciativa é fundamental. “A gente está sofrendo desde janeiro e o prefeito se sensibilizou com nossa situação. Graças a Deus hoje esse projeto se torna realidade. A gente tem que arcar com combustível, manutenção de carro, então esse auxílio é motivo de alegria pra gente”, conta.
O taxista de lotação, Adilson Pereira, fez questão de presenciar a assinatura que sancionou o Projeto de Lei e pondera que o dia de hoje marcou um novo momento para os trabalhadores. “Estamos passando por dificuldades com a reforma da ponte. O prefeito ter olhado para nós e se sensibilizar com nossos desafios é gratificante. Agradeço muito a Alberto Macedo por tudo que ele estava fazendo”.
O superintendente da SMTT, Marcos Fellipe Gomes, considera que esse foi um momento repleto de felicidade. “A gente fica com o sentimento de alegria porque o Governo Municipal se mostra bastante sensível à causa. Os taxistas de fato estão sofrendo desafios consequentes das obras na ponte, pois caiu muito o fluxo de passageiros nesse período, e é muito importante que a gestão proteja seus permissionários. Essa é mais uma ação que pensa, verdadeiramente, no bem-estar da população”, pondera.
Como ter acesso ao benefício?
O período de requerimento ao auxílio acontece do dia 25 ao dia 28 deste mês. Neste período, os taxistas ativos devem realizar o cadastro na SMTT do município, localizada na Rod. José de Campos, Nº 157, Conjunto Aloisio Melciades, munidos das seguintes documentações:
• RG, CPF, Comprovante de Residência, Dados da conra bancária; (Originais e cópias)
• Declaração de não possuir pendências financeiras e documentais com a SMTT;
• Comprovação que possui alvará vigente e regular junto à SMTT;
• Apresentação e comprovação da rota que atende atualmente e respectivo ponto de táxi ao qual está vinculado.