Nesta sexta-feira, 17, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), com apoio da Prefeitura de Barra dos Coqueiros através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou roda de conversa para a Campanha Internacional de combate a LGBTQIAPN+FOBIA.
Com tema “Tire seu preconceito do meu caminho que eu quero passar com meu amor” a Roda de Conversa aconteceu no no Colégio Maria Raimunda e reuniu autoridades municipais e representantes da causa LGBTQIAPN+, com o objetivo de conscientizar a população contra o preconceito e a violência contra homossexuais, transsexuais e transgênero.
“O CREAS trabalha contra as violações de direitos, seja contra o público LGBT, negro ou mulher. Então nosso papel aqui é mostrar para a população de Barra dos Coqueiros que não existem diferenças. Todos nós somos iguais”, pontuou a coordenadora do CREAS, Cintia Suellen.
Dados de pesquisa do Grupo Gay da Bahia (GGB) de 2023, apontam que o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIAPN+ no mundo. É buscando ir de contramão a isso, que a gestão da Prefeitura, junto ao CREAS, trabalha com ações para prevenir e combater práticas abusivas contra pessoas LGBTQIAPN+ no município.
“Esse evento representa a concretização dos ideais da gestão, que é inclusiva. É preciso ter voz ativa. Estamos dando a visibilidade necessária e trazendo pessoas que estão no lugar de fala e podem compartilhar suas vivências na luta contra a homofobia”, afirma a secretária municipal de Assistência Social, Carmem Moura.
Durante a palestra vários assuntos foram abordados, dentre eles a: O significado de gírias e expressões LGBTQIAPN+, direitos humanos, acolhimento psicológico e jurídico. Mas também reuniu relatos e vivências.
Dia Histórico
A escolha da data para o dia do combate a LGBTQIAPN+FOBIA refere-se ao dia em que o termo “homossexualismo” foi excluído da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados com a saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 17 de maio de 1990.