A Prefeitura da Barra dos Coqueiros não para de investir em educação pública. Por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Administração iniciou nesta segunda-feira, 13, o Avalia Barra 2023. Até o dia 24 de março, os alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino irão passar pela avaliação do nível de aprendizagem.
A partir dos resultados obtidos por meio do Avalia Barra, a Semed faz análise do que os estudantes já aprenderam e o que ainda precisam aprender nos quesitos leitura, escrita e conhecimento de matemática, possibilitando, assim, uma melhor planejamento de ações da Secretaria para minimizar o déficit de aprendizagem dos alunos.
Os primeiros estudantes avaliados neste ano foram da Escola Maria Raimunda de Oliveira Rezende, que atende do infantil ao 5º ano do ensino fundamental e que tem, atualmente, 325 estudantes matriculados.
Segundo a coordenadora geral da Maria Raimunda, Edivânia Silvia, a avaliação é de suma importância. “Pois, serve para verificar o real nível de aprendizagem dos alunos e montar ações pedagógicas para melhorá-la”, ressalta.
Nesta terça-feira, 14, foi a vez de avaliar a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Marili Moura de Lima, que atende 446 alunos do 1º ano 5º ano, nos turnos da manhã e tarde.
Para a coordenadora pedagógica da Escola Marili, Sandra Araújo, o Avalia Barra é mais um instrumento que contribui com a evolução pedagógica dos estudantes. “Essa avaliação municipal é muito importante porque mostra características dos alunos hoje com relação à aprendizagem. Mostra, realmente, em qual nível eles estão para que a Secretaria de Educação, juntamente com a escola, possa tomar medidas para reduzir esse déficit de aprendizagem que os alunos estão tendo e que a pandemia, infelizmente, intensificou”, relatou.
No ponto de vista de Sandra Araújo, o Avalia Barra feito em 2022 trouxe resultados para a Marili Moura. “A partir da avaliação, traçamos o perfil de nossos alunos e a Semed implementou metas. Uma delas foi o apoio educacional, o reforço escolar, que foi feito no turno contrário dos estudantes. Alguns de nossos alunos participaram e surtiu efeito. Nossa própria escola também fez intervenção, no período de férias, realizando reforço”, informou.