No dia 25 de março, pessoas de todas as idades se reunirão na marcha “Mulheres, a luta é diversa!”, evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A caminhada, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, tem o propósito de mobilizar e alertar a população sobre a significância histórica da data.
Segundo a diretora de Políticas Públicas para as Mulheres e coordenadora do Centro de Referência da Mulher da Barra dos Coqueiros, Edênia Gouveia, a união de pessoas de todos os gêneros nas ruas do município será significativa porque a cidade é repleta de histórias e vivências femininas. “São muitas as embarcações de canoas com nomes de mulheres, além de o município ter criado o primeiro Centro de Referência de Atendimento exclusivo às mulheres em situação de violência doméstica”, conta Edênia.
Para ela, a mobilização tem extrema importância porque trará informações pertinentes à sociedade barracoqueirense, sobretudo pelo grande número de casos de violência contra a mulher acolhidos ou subnotificados na Barra, que possuem serviços socioassistenciais para acolher e preservar as vidas femininas e suas famílias.
A concentração para a caminhada está marcada para às 16h, na Praça Ana do Forró, no bairro Prisco Viana. O cortejo seguirá pelas principais vias da região com direção ao Porto das Tototós.