A Prefeitura da Barra dos Coqueiros iniciou nesta quinta-feira, 13, um trabalho de diagnóstico das condições de segurança nas escolas e creches municipais. A iniciativa, que envolve equipes das secretarias municipais de Defesa Social e Educação, além da Guarda Municipal e da Defesa Civil, visa reunir informações sobre a segurança nas unidades educacionais para fortalecer as medidas de proteção à comunidade escolar.
O trabalho analisará as condições de segurança e também identificará se existem vulnerabilidades e histórico de ocorrências nas unidades escolares. A ideia é que essas informações subsidiem a criação de um Plano de Trabalho Permanente para o fortalecimento da segurança, da cultura de paz e dos protocolos de emergência em ambiente escolar.
A açõs foram iniciadas na Escola Municipal Professora Creuza Maria Gomes. “Iniciamos hoje com um diagnóstico de segurança no patrimônio, no qual vamos trabalhar entrevistando os profissionais da educação, entendendo a estrutura da escola, o fluxo de alunos, o horário de funcionamento e se há videomonitoramento e histórico de violência escolar. Com todas essas informações, faremos um trabalho estruturado para fortalecer as ações de prevenção e de rondas escolares”, explica o secretário de Defesa Social, Hebert Pereira.
As visitas as unidades escolares continuarão nos próximos dias e um dos objetivos, conforme o prefeito Alberto Macedo, é que a Barra dos Coqueiros tenha seu próprio protocolo de segurança com medidas que sejam incorporadas no cotidiano do ambiente escolar.
“Mobilizamos as equipes da Defesa Social, Guarda Municipal e de Defesa Social para que tracem um diagnóstico detalhado da situação de segurança das nossas escolas. Nosso objetivo é fortalecer as ações de proteção à comunidade escolar e tranquilizar pais, professores e alunos de que as unidades estão seguras para as aulas e devidamente preparadas para possíveis situações de emergência”, destaca o prefeito Alberto Macedo.