"Reconstruir no presente, construir no futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver". Este foi o tema que permeou nesta quarta-feira, 27, no Auditório do Centro de Idosos, as atividades da 4ª Conferência Municipal da Juventude da Barra dos Coqueiros.
Promovido pela Prefeitura da Barra, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Coordenadoria Municipal da Juventude, o evento teve por finalidade reunir demandas para a implementação nas políticas voltadas para os jovens no âmbito municipal.
O Conferência da Juventude contou ainda com palestra e apresentações culturais. O evento foi aprovado pela juventude barracoqueirense. O estudante, Anthony Kevin, disse que "a Conferência é importante para debatermos o futuro dos jovens da Barra. Dessa forma, vamos estar incentivando sempre mais estudantes para serem inseridos na educação para que, dessa forma, possamos recuperar as vidas perdidas", contou. Já para a estudante Jeninfer dos Santos, "o evento é importante para abrir novas oportunidades para nós jovens que vai trazer vários benefícios", destacou.
A Secretária Executiva de Assistência Social e primeira-dama, Sueli Macedo, expressou sua visão sobre a importância da juventude na construção e desenvolvimento da sociedade. "Esse evento é muito importante para a juventude porque é através daqui que os jovens irão fazer propostas que venham contribuir para as políticas públicas do município", salientou.
Para o Coordenador de Políticas Públicas da Juventude, Misteny dos Santos, essa discussão é fundamental para que a juventude esteja inserida na implementação de políticas públicas. "Nós estamos fazendo esse marco nos reunindo com os jovens para eles ditarem as regras dos projetos que eles querem para 2024 e para uma Barra que venha ter um olhar jovem", relatou.
A Conferência da Juventude abordou temas de extrema relevância, é o que destacou a Secretária de Assistência Social, Miraci Lemos. "Estamos aqui hoje discutindo o futuro da cidade, considerando que é um momento de ouvir a juventude barracoqueirense. Agora os jovens podem opinar, escolher, participar e provocar debates de situações que eles estejam envolvidos".