Mais de 200 famílias da Barra dos Coqueiros inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e que precisam fazer atualização têm até 11 de novembro para procurar o Posto de Atendimento do CadÚnico da Prefeitura da Barra dos Coqueiros. O Ministério da Cidadania prorrogou novamente o prazo da revisão dos dados.
Esse chamamento para atualização agora em 2022 se aplica somente às famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017. Já os usuários que fizeram revisão dos dados em 2018 ou 2019 não precisam atualizar neste momento, pois serão convocadas nos próximos anos.
Para saber se precisa atualizar ou não neste momento, o cidadão pode baixar o aplicativo do Cadastro Único, pode também verificar a convocação no extrato emitido no momento do saque de benefício, como Auxílio Brasil, ou ir pessoalmente à sede do Posto de Atendimento do CadÚnico na Barra.
Prazos prorrogados
Em virtude da Covid-19, o Governo Federal escalonou o processo de revisão cadastral dos beneficiários do CadÚnico, que é feito junto à Prefeitura Municipal. Normalmente, essa atualização é feita de forma obrigatória de dois em dois anos sob o risco de ter o cadastro excluído, caso não faça quando for convocado.
“As famílias que precisam fazer atualização agora são aquelas que deveriam ter feito há mais tempo. Desde fevereiro, o Governo Federal vem nesse processo de atualização junto a estes usuários. Houve já vários prazos e, agora, foi prorrogado por mais 30 dias, a contar de 14 de outubro. É mais uma chance para ficar em dia”, informa Nanci Silvestre Verginio, coordenadora do CadÚnico no município da Barra.
Técnica de referência do Cadastro Único na Barra, a assistente social Viviane Leal alerta que a atualização do CadÚnico precisa ser feita não só de dois em dois anos. “Mas quando há alguma mudança de configuração familiar: escola das crianças, endereço, se nasceu alguma criança, se alguém não mora mais na residência. E também se iniciou algum trabalho, se mudou a renda da família”, elenca.
“A gente orienta as famílias que, sempre que ocorra uma mudança na composição familiar, seja trabalho ou renda, têm que vir aqui pessoalmente no posto de atendimento para fazer a atualização”, informa Nanci Silvestre.
Consequências
Quem não fizer a atualização do Cadastro Único no prazo estabelecido pelo Governo Federal não terá os seus benefícios cancelados automaticamente. Ficarão bloqueados até regularizar as informações. Existe um prazo de bloqueio e outro de exclusão. Caso aconteça o cancelamento, o usuário precisa fazer um novo cadastro e passar novamente por avaliação.
O Cadastro Único é um registro que permite ao Governo Federal saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas Prefeituras Municipais.
Vários programas do Governo Federal utilizam o Cadastro Único: Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, ID Jovem, Carteira do Idoso, Casa Verde e Amarela e Bolsa Verde.
Atendimento na Barra
O Posto de Atendimento do Cadastro Único na Barra dos Coqueiros funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Rua U, Nº 2, Conjunto Prisco Viana (em frente ao Cras e a Secretaria de Assistência Social). As famílias que comparecerem à unidade para a atualização passam primeiro por um agendamento e depois pelo processo de revisão dos dados.