A Prefeitura da Barra dos Coqueiros imunizou 4.565 animais durante a Campanha de Vacinação Antirrábica, que foi realizada entre os dias 4 e 27 de outubro, em diversos pontos do município. A imunização alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e superou o número de cães e gatos imunizados em 2021.
De acordo com a Vigilância Ambiental da Barra dos Coqueiros, quem não conseguiu vacinar o seu pet, deve procurar a Vigilância Ambiental da Barra dos Coqueiros e agendar a imunização. O setor funciona das 8h às 13h, na Rua José de Carvalho Benjamin, S/N (antiga Travessa da Lavanderia).
“A raiva é uma doença gravíssima que apresenta quase 100% de letalidade. Então, é importante que os tutores fiquem atentos, pois a vacina é a única forma de prevenir a raiva, manter os pets saudáveis e evitar a transmissão da doença para os humanos”, explica Glaucia Rocha, coordenadora da Vigilância Ambiental da Barra.
Para quem ainda vai vacinar o seu pet, a orientação é adotar alguns procedimentos para evitar possíveis fugas e acidentes. Os cães devem ser levados aos locais de vacinação por adultos e presos com as guias adequadas ou, no caso dos mais agressivos, utilizando obrigatoriamente a focinheira. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou similares.
Podem ser imunizados cães e gatos a partir dos 3 meses de idade. Se o animal estiver doente, em tratamento ou debilitado, o ideal é aguardar a recuperação. As gestantes ou aquelas fêmeas que tiveram parto recente devem esperar o desmame dos filhotes para receber a vacina.
Entenda
A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados. Atualmente, o Brasil encontra-se próximo à eliminação da doença causada por vírus canino. Em 2015, foram registrados dois casos de raiva em humanos em todo o país, um em Mato Grosso do Sul e outro na Paraíba. Neste ano, houve um caso registrado em Roraima e outro no Ceará.