A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por intermédio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, está realizando ações alusivas à campanha Novembro Azul, que visa o combate e a prevenção ao câncer de próstata. Na última sexta-feira, 19, realizou a entrega de panfletos no Centro da cidade e na Atalaia Nova, a fim de conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde.
Segundo o coordenador do NASF, Felipe Pereira de Oliveira, o intuito é alertar, inicialmente, para os cuidados básicos com a saúde. “O público masculino não costuma ir às unidades de saúde e ainda há um tabu muito grande sobre o câncer de próstata. Por isso, o folder que elaboramos serve para convocar esse público à atenção com a saúde e à realização de exames com periodicidade”, explica Felipe.
O informativo abarca dicas para uma vida mais saudável, como manter o corpo em movimento; reduzir os danos gerados por uso de álcool e cigarro; cuidar da coluna, levantando cargas corretamente; fazer uma alimentação adequada; priorizar o sono; praticar atividades físicas; procurar unidades de saúde e realizar exames 1 vez ao ano; etc.
Presente à ação, a nutricionista, Raísa Ferreira, considera a iniciativa de extrema importância. “É preciso sensibilizar e conscientizar os homens em relação ao cuidado com a saúde. Essa é uma população que acaba se cuidando menos, por isso é importante reunir temas essenciais, como exercício físico, alimentação, etc, e levá-los a locais que os homens frequentam bastante”.
Novembro Azul
O novembro azul é uma mobilização mundial que visa realizar ações de combate ao câncer de próstata. Infelizmente, ainda é grande o número de homens que não agendam consultas com o urologista, dificultando o diagnóstico precoce.
Segundo o relatório do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2021 o Brasil registrou cerca de 16.055 óbitos causados pelo câncer de próstata, o que corresponde a 44 mortes por dia. De acordo com o Instituto, para todo o ano de 2022, são esperados cerca de 65.840 novos casos da doença.
Em 90% dos casos há chances de cura, mas somente se o diagnóstico for precoce. Para prevenir o câncer de próstata, especialistas recomendam que homens a partir dos 50 anos procurem o urologista anualmente para a realização dos exames. Contudo, aqueles que possuem histórico familiar da doença, devem procurar o médico a partir dos 45 anos.