Um dia para ficar marcado na história. A sexta-feira, 25, foi marcada por comemorações em alusão ao aniversário de 70 anos da Barra dos Coqueiros.
As celebrações tiveram início com o Cortejo de Manifestações folclóricas da cidade. Participaram do evento As Mangabeiras, Samba de Coco, Ciganas, Grupo de Idosos Eterna Juventude, Ciranda e o grupo Decidão dos Quilombolas.
O desfile saiu da Praça Ana do Forró, no Prisco Viana, e seguiu até a Praça de Santa Luzia, no Centro. A ação chamou a atenção da população que fez questão de prestigiar os grupos folclóricos.
A secretária municipal de Cultura, Géssika dos Anjos, falou desse momento ímpar na história da cidade. "Ao longo desses 70 anos, a Barra dos Coqueiros ela respirou cultura, e nada mais justo que hoje pudéssemos celebrar com uma série de atividades, toda a história dessa cidade que reúne muita história, particularidades, mas que também está aberta as transformações em prol do desenvolvimento", salientou Géssika.
Valorização de escritores locais
Dentro das comemorações do aniversário de 70 anos da Barra dos Coqueiros, a Praça de Santa Luzia no Centro da cidade foi palco da noite de autógrafos de escritores barracoqueirenses.
A leitura nos proporciona liberdade de pensamento, de informação e de criatividade, também nos permite ter empatia com personagens diferentes, pois conhecemos realidades diferentes da nossa e aprendemos a nos colocar no lugar do outro.
O prefeito Alberto Macedo falou da importância da celebração e do amor pela Barra.
"Hoje é um dia importante para todos os barracoqueirenses, dia em que destacamos toda a nossa história e valorizarmos a história de personagens que ajudaram e ajudam a manter viva a nossa história. Estou muito feliz em continuar contribuindo para o desenvolvimento dessa cidade que mora no meu coração", destacou o prefeito Alberto.
Concurso Beleza Negra
Um dos momentos mais aguardados da noite foi a realização do 4° Concurso Beleza Negra Zumbi e Dandara em homenagem ao professor Raimundo Senzala. Na passarela, os candidatos e candidatas esbanjaram beleza e simpatia.
O evento ocorreu ao lado da Praça de Santa Luzia, no Centro da cidade, e reunião uma multidão que prestigiou a beleza dos barracoqueirenses. Participaram do concurso a banda Nosso Axé e o Grupo Maracatu Baque Mulher Aracaju.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Miraci Lemos, o evento é fundamental para a valorização da cultura local.
"É um importante momento para apresentarmos a sociedade barracoqueirense os trabalhos realizados pela Secretaria de Assistência Social, no resgate da cultura afro, além de estimular a crianças e jovens a valorização da nossa cultura", contou a secretária Miraci.
Ainda no evento, diversas personalidades foram homenageadas com o certificado de honra ao mérito, entre eles a Dona Zizi, professor Pedro Aguiar, professor Lenaldo, professor Senzala e professora Ivonete.
Resultado concurso Beleza Negra:
Infanto-juvenil (feminina)
3° lugar: Thauanny Vitória dos Santos
2° lugar: Kezianny Samira dos Santos
1° lugar: Ana Letícia dos Santos Rosa
Infanto-juvenil (masculino)
1° lugar: Arthur Emanuel Timótio Gomes
Adulto-jovem feminino
3° lugar: Fabiana Farias Santos
2° lugar: Dyanna Crystyna Vieira do Amor Divino
1° Luana Santos da Silva
Adulto-jovem masculino
3° lugar: Luiz Antônio Vieira do Amor Divino
2° lugar: Antônio Mendes de Santana Neto
1° lugar: Jhonatan dos Santos Silva