“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”, partindo deste princípio da Constituição brasileira, que o Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Depir) vem atuando na Barra dos Coqueiros com a realização de ações de combate ao crime de preconceito de raça ou de cor definidos pela Lei 7.716/1989. Para celebrar o dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Prefeitura realizou a 3º Concurso Beleza Negra Zumbi e Dandara saudando Lélia Gonçalves.
“O concurso é uma importante ferramenta para desconstruirmos os padrões impostos pela sociedade uma vez que muitas pessoas não veem beleza na população negra. A nossa beleza é natural. Somos lindos e precisamos nos sentirmos no poder e em qualquer lugar em que quisermos estar”, destacou a diretora do Departamento de Igualdade Racial, Aline Regina Conceição.
Consciência negra é um termo que ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unido. O termo é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. É o símbolo da luta, da resistência e a consciência de que a negritude não é inferior e que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade.
“É importante refletirmos sobre o combate ao racismo e todas as formas de violação de direto com a população negra que se estende em ações que realizamos ao longo do ano. O dia 20 de novembro é uma data para reconhecer o valor, a cultura e as lutas dessa população”, reforçou Aline.
Ações
Ao longo do ano, uma série de atividades são desenvolvidas pelo Depir, a exemplo de palestras nas escolas e nos Serviços de Convivência sobre o enfrentamento ao racismo e a intolerância religiosa, além de projetos, programas, proposição de projetos de lei e outras políticas públicas voltadas à diminuição das desigualdades raciais.
"O objetivo destas palestras é justamente refletir sobre o racismo na tentativa de desconstruí-lo e tornar a sociedade antirracista. Esse trabalho é realizado durante todo o ano sempre tendo como temática o enfrentamento ao racismo e ao respeito as culturas africanas afim de levar a reflexão e desconstruir o racismo em nossa sociedade”, destacou a diretora do Departamento de Igualdade Racial, Aline Regina Conceição.
O Departamento de Promoção da Igualdade Racial fica localizado na Avenida Canal, nº 02.