Foi realizado na Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, nesta sexta-feira, 23, o Fórum de Eleição do Conselho de Promoção da Igualdade Racial. Foram definidos, por meio de votação, os novos conselheiros que atuarão na formulação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra e em outros segmentos étnicos.
Esse é o primeiro Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial de Barra dos Coqueiros. A mesa diretiva será composta pelo presidente Lívio Zuzarte, que é chefe de divisão de acompanhamento de políticas públicas para igualdade da Secretaria Municipal de Assistência Social; o vice-presidente Bàbà Júlio César; além da secretária Luana Santos.
“É o nosso melhor momento e que possamos crescer e construir um legado que seja maravilhoso para todos e todas do nosso município”, afirmou o presidente eleito, Lívio Zuzarte.
O conselho tem por finalidade propor políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra e outros segmentos étnicos, buscando combater o racismo, o preconceito e a discriminação racial e de reduzir as desigualdades raciais. “Me sinto lisonjeado de contribuir e agregar nessa evolução e construção que vamos proporcionar a todos os cidadãos da Barra dos Coqueiros”, salientou o Bàbà Júlio César, vice-presidente eleito.
“Acabamos de viver um momento histórico para a Barra dos Coqueiros. O município vem com esse desafio, essa gestão atual de promover essa pauta e nada mais justo e mais correto que iniciarmos a pauta da igualdade racial com a composição deste conselho. É um espaço deliberativo e de construção de políticas públicas“, destacou a diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria Municipal de Assistência Social, Shauna Freire.
A representante da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Ianne Kelly, também pontuou a importância da eleição. “É um momento marcante e histórico para o município de Barra dos Coqueiros a posse do primeiro mandato dos conselheiros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial”, declarou.