Em mais uma ação para incentivar população acerca da importância das vacinas, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Dia D da vacinação. O foco da ação deste sábado, 15, foi a vacinação contra Poliomelite (paralisia infantil), mas também foram realizadas ações visando a atualização da caderneta vacinal e imunização contra covid-19 para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Na Barra dos Coqueiros, a campanha de vacinação contra poliomelite foi prorrogada com objetivo ampliar a cobertura vacinal e evitar a reintrodução do vírus da doença. “A campanha nacional e o Dia D têm objetivo de reforçar a vacinação contra a poliomelite. A doença já foi erradicada no país, mas com a baixa adesão à imunização, nós corremos o risco de que ela volte a acometer nossas crianças. Então, precisamos fortalecer a saúde das crianças e evitar o retorno dessa grave doença aqui no Brasil”, explica Alane Gomes, gerente de Vigilância em Saúde da Barra dos Coqueiros.
Fabiana Feitosa, que é coordenadora da Sala de Imunização da Clínica de Saúde da Família, destaca que a vacinação contra poliomelite e outras doenças continuará disponível de segunda a sexta-feira nas demais unidades de saúde do município. “Além da vacina contra paralisia infantil, nós estamos disponibilizando outros tipos de vacina. Precisamos manter a população prevenida contra as doenças e, por isso, estamos incentivando a atualização do cartão vacinal, que pôde ser feita hoje no Dia D, mas segue em nossas unidades de saúde durante a semana”.
Aldiene Martins, moradora da Barra dos Coqueiros, aproveitou o sábado para vacinar a sua filha Alice Martins, de 3 anos. “Esse é um momento muito importante, pois é a chance de proteger nossos filhos da doença. Quem não pode levar os filhos na semana, teve o dia de hoje para ir aos postos e cuidar da saúde das crianças”, conta.
Vacinação
A campanha de vacinação contra poliomelite acontece até 31 de outubro. Os pais ou responsáveis devem levar a criança que ainda não tomou dose da vacina até o posto de saúde mais próximo de sua residência ou na Clínica de Saúde Santa Luzia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com documento com foto da criança e cartão de vacinação.
O público-alvo é formado por crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.