A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste domingo, 20, um dia especial para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Com a presença do músico sergipano, Ademário, foram realizadas dinâmicas, reflexões e discussões no Parque da Sementeira, em Aracaju.
A ação teve o objetivo de promover o debate racial e o senso de pertencimento dos usuários. Em roda de conversa, os participantes discutiram sobre os preconceitos estruturais presentes nos âmbitos coletivo e individual; a existência humana; as relações interpessoais; entre outros temas. Houve uma reflexão acerca de como o preconceito é estrutural, naturalizado e reproduzido por meio de expressões e ações cotidianas.
Segundo a diretora do CAPS, Aline Sobral, a iniciativa foi de extrema importância, pois é necessário o debate dos assuntos relativos à população preta para que práticas sejam repensadas e mudadas. “Há uma grande potência em trazer assuntos como esses para que possamos (re)avaliar nossa prática no dia a dia. Além disso, essa ação é salutar para realizar atividades no território, pois o território é de todo cidadão”, afirmou Aline.
CAPS
O CAPS I Pedro Bispo da Cruz Barra das Águas é um Centro de Atenção Psicossocial que executa serviços de atenção à saúde mental no Bairro Prisco Viana, na Barra dos Coqueiros.
Os Caps são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas.