Nos dias 17 e 18, a Barra dos Coqueiros esteve bem representada no cenário nacional pelo prefeito do município, Alberto Macedo, e pelo secretário municipal de Planejamento, Otávio Soares, no workshop “Sergipe: a nova fronteira energética do Brasil”, realizado em Brasília. A participação no evento representa um marco para a população barracoqueirense, pois o desenvolvimento de projetos de energia pode trazer benefícios diversos para o município.
Com o objetivo de discutir as potencialidades e os gargalos do setor de energia em Sergipe, o evento foi promovido pela Eneva, parceira da Barra e uma das maiores empresas privadas de gás e energia do país, reunindo gestores públicos e executivos da ENEVA, TAG, e Petrobras no intuito de nivelar e aprimorar o conhecimento técnico sobre o tema a fim de contribuir, consequentemente, para o desenvolvimento econômico e social do Estado e seus municípios.
“O investimento em energia é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de uma cidade. Empresas como a Eneva e a TAG têm papel importante nesse cenário, pois investem em tecnologia, inovação e sustentabilidade para gerar energia limpa e de qualidade. Com a parceria que firmamos com essas empresas, o desenvolvimento alcançará, com toda a certeza, toda a economia do nosso município”, considera o prefeito, Alberto Macedo.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Otávio Soares, o desenvolvimento de novos projetos de energia pode trazer diversos benefícios para um município, como a geração de empregos diretos e indiretos, aumento da arrecadação de impostos, melhoria da infraestrutura local, valorização dos imóveis e ampliação da oferta de serviços.
“No caso específico do investimento em gás, há ainda mais vantagens, já que esse é um recurso abundante no Brasil e pode ser utilizado tanto para geração de energia elétrica quanto para suprir as indústrias da cadeia do gás , como a de fertilizantes, e a de produção de combustíveis. Além disso, o gás natural é considerado uma fonte de energia limpa, que emite menos poluentes que outras fontes como o petróleo e o carvão”, pondera Otávio.
Parceria em prol da população ;
“A colaboração entre as empresas e as autoridades locais é essencial para garantir que o investimento em energia seja realizado de forma sustentável e traga benefícios duradouros para o município. O apoio às iniciativas de desenvolvimento do setor de energia é, portanto, um importante passo para o crescimento econômico e social da cidade e para a promoção do bem-estar de seus habitantes”, pontua.
A TAG é a empresa que está construindo na Barra. e vai operar o Gasoduto de 25 km, realizando a ligação entre a ENEVA (Termoelétrica) e o Gasoduto (que percorre o Brasil de Norte a Sul). A Eneva, inclusive, possui o navio Golar Nanuk, que funciona como unidade de fornecimento de GNL (Gás Natural Liquefeito).
União que desenvolve;
Além dos representantes do setor empresarial, também participaram do evento parlamentares e gestores públicos de Sergipe. O prefeito da Barra, Alberto Macedo, destaca a importância do evento para Sergipe e para Barra dos Coqueiros.
"Estamos ansiosos para permanecer colaborando com as empresas e contribuir para o crescimento de nossa região. O workshop foi uma grande oportunidade para discutir os desafios e as oportunidades do setor de energia em Sergipe e criar um ambiente favorável aos investimentos. Com a presença de grandes empresas do setor, como a Eneva, e o apoio dos gestores públicos, a expectativa é que Sergipe possa se tornar a nova fronteira energética do Brasil”, enaltece Alberto.
Para o head de Relações Institucionais da Eneva, Marcos Cintra, esse potencial gigantesco de energia impõe ao Estado a tarefa de seguir se organizando para que, em suas palavras, grande parcela desse gás fique em suas divisas, gerando emprego, renda e desenvolvimento. O executivo lembrou que esse cenário foi apresentado durante os dois dias do workshop a secretários estaduais, chefes de gabinete e assessores parlamentares ligados a Sergipe.
“Vemos que, aliado a essa disponibilidade com que a natureza presenteou Sergipe, e a esse projeto da Petrobras que, em breve, estará a produzir, o estado é dotado também de um aparato institucional poderoso, que projeta para os agentes econômicos estabilidade de regras, tranquilidade. As empresas sabem que vão trabalhar em um ambiente sabendo que encontrarão, tanto no Poder Executivo parceiros como na bancada federal e estadual, parceiros e aliados do desenvolvimento”, destaca.