Com objetivo de facilitar e ampliar a entrada dos barracoqueirenses no mercado de trabalho, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros disponibiliza para a população o Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) para o cadastramento de currículo e oferta de vagas de emprego.
Criado na gestão do prefeito Alberto Macedo, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Planejamento, o CAT faz parte do projeto Emprega Barra e tem o intuito de fazer a interlocução entre os cidadãos em situação de desemprego e as empresas instaladas na Barra para a contratação de mão de obra.
“O objetivo do CAT é fazer essa ponte entre empresários e trabalhadores. A Barra dos Coqueiros cresce muito. É muita empresa vindo para cá, muito empreendimento sendo implantado e isso é sinônimo de geração de emprego e renda para a cidade”, afirma o diretor do CAT, Sérgio Vieira.
Cadastro de currículo
Para se cadastrar no CAT, os interessados podem acessar o site da Prefeitura Municipal – no campo Emprega Barra – ou ir diretamente na sala do CAT, localizada no Centro Administrativo (Av. Oceânica, Nº 520, Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
O cidadão deve levar os seguintes documentos para fazer o cadastro no CAT: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, carteira de habilitação, se tiver, comprovante de residência – a pessoa deve ser moradora da Barra – e currículo com foto.
Caso a pessoa não tenha currículo, não precisa se preocupar, pois a equipe do Centro do Trabalhador auxilia na construção. “Tem aquelas pessoas que não têm tanta familiaridade com tecnologia e escrita. Então, ajudamos a fazer o currículo aqui mesmo no nosso Centro”, reforça o diretor do CAT.
Sergio Vieira explica o passo a passo do cidadão que está desempregado e deseja fazer cadastro no Centro para conquistar uma vaga de emprego. “Por exemplo: a pessoa que é manicure vem aqui no CAT para se cadastrar. Se não tiver currículo, a gente confecciona. Com os documentos e o currículo OK, fazemos o cadastro no sistema. Aí, quando surgir a demanda para a área dela, entramos em contato: passamos o local, dia e horário da entrevista”, diz.
O diretor ressalta, mais uma vez, que o papel do CAT é fazer a ponte entre trabalhador e empregador. “Uma vez deixado o currículo no CAT, não é uma garantia de emprego, pois o Centro faz somente uma intermediação. A seleção quem faz é o próprio proprietário ou gerente do estabelecimento. Eles que irão checar se a pessoa se encaixa naquela vaga, até porque o empresário quer contratar um profissional que tenha perfil para aquela vaga em questão”, informa.
Frutos do CAT
O CAT já vem colhendo frutos. “Recentemente, uma empresa na área de alimentos foi aberta aqui na Barra. Enviamos 40 currículos e tivemos a informação de que mais de dez pessoas foram contratadas”, informa Sérgio Vieira.
Para o prefeito Alberto Macedo, saber que, graças ao trabalho do Centro do Trabalhador, moradores da Barra estão conseguindo vagas de emprego é gratificante. “É uma prova de que o trabalho do CAT tem um retorno, que a população pode confiar, pode ir ao nosso Centro para entregar o seu currículo”, frisa.
Assim como o diretor do CAT, o prefeito ressalta que a Prefeitura não faz nenhum tipo de interferência pessoal para as contratações. “Não fazemos nenhum tipo de pedido, não interferimos na escolha. Fazemos somente a intermediação. Quem escolhe o empregado é o comerciante, empresário”, afirma.