A Prefeitura da Barra dos Coqueiros, por meio do Centro de Referência da Mulher (CRM) e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira, 08, uma ação de sensibilização com os homens que trabalham na gestão municipal.
Através de uma roda de conversa, a equipe do CRM apresentou os serviços socioassistenciais que oferece às mulheres vítimas de violência doméstica, explicou a lei Maria da Penha e os canais de denúncia, e convidou os homens a se engajarem na campanha do laço branco, que visa promover uma cultura de paz e respeito entre os gêneros.
A primeira dama, Sueli Macedo, também participou da ação e enfatizou a importância de que os homens sejam agentes de mudança dentro de suas próprias casas.
Ao final, os homens receberam fitas brancas como símbolo de seu compromisso com a causa.
O que é a Campanha do Laço Branco?
Esta é uma iniciativa que busca envolver os homens na luta pelo fim da violência contra as mulheres. Ela surgiu no Canadá em 1989, após um massacre de 14 mulheres em uma escola por um homem que odiava feministas.
O laço branco é um símbolo de repúdio à violência de gênero e de compromisso com a promoção da paz e do respeito entre os sexos. A campanha é realizada anualmente em 6 de dezembro, data que foi instituída como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres no Brasil.
A campanha realiza diversas ações de sensibilização, conscientização e educação com os homens, em diferentes ambientes e setores da sociedade, para que eles sejam agentes de mudança e denunciem qualquer forma de violência contra a mulher.