A Barra dos Coqueiros continua atraindo olhares de investidores globais. O município receberá uma subestação de energia na região da Usina Termoelétrica do Porto de Sergipe, que será executada pela companhia indiana Sterlite Power. O empreendimento – que faz parte do projeto denominado São Francisco – atuará no escoamento de energia na Região Nordeste por meio de linhas de transmissão.
Para discutir a chegada deste importante empreendimento – que receberá um investimento de R$ 450 milhões no Estado – uma reunião foi realizada nesta quinta-feira, 24, na sede da prefeitura da Barra, com gestores da administração municipal e representantes da Sterlite Power.
Ao todo, serão gerados 873 empregos diretos e 3500 indiretos para a implantação do projeto São Francisco no Estado, que contemplará a Barra dos Coqueiros e outros 26 municípios sergipanos. Na Barra, a previsão é gerar cerca de 100 postos de trabalho diretos e 400 indiretos com a construção da subestação de energia.
“Essa reunião com a Prefeitura foi de grande importância pois estamos buscando construir uma relação com o município. Queremos começar a obra da subestação na Barra no início de dezembro deste ano, com previsão de conclusão do empreendimento em setembro de 2023, já colocando-o em operação, energização” informou o gerente do projeto São Francisco, João Russo.
O projeto São Francisco da Sterlite é composto por linhas de transmissão de 500kV com 365 quilômetros, interligando as subestações de Porto de Sergipe, na Barra dos Coqueiros, Olindina e Sapeaçu – essas duas últimas no estado da Bahia. Ao todo, 14 mil sergipanos serão impactados com o projeto.
"A implantação deste projeto na Barra dos Coqueiros é mais uma demonstração de grandiosidade, do potencial econômico do nosso município. Aqui é o futuro. Estamos muito felizes com a chegada dessa empresa que só vem contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade, gerando mais empregos e renda", destacou a secretária municipal de Governo, Taline Matias.
Sterlite Power
Especialista em transmissão de energia no Brasil, a Sterlite Power arrematou concessões do quinto lote do leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a construção, operação e manutenção de linhas de transmissão de energia no Brasil.